Violência Escolar:

avaliação do Programa Educação para Paz nas Escolas Estaduais de Macapá/Ap

Autores

  • Maria Rosana Fonseca da Silva Mestre em Planejamento em Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Rodrigo Santaella Gonçalves Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo - USP Professor do Instituto Federal do Ceará - IFCE https://orcid.org/0000-0002-6190-8966

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.5.4859

Palavras-chave:

violência escolar, escola, políticas públicas, avaliação

Resumo

O presente artigo tem o intuito avaliar o Programa Educação para Paz, nas escolas Estaduais do Município de Macapá/AP. Este Programa foi criado com o intuito de sanar ou pelo menos amenizar este problema da violência escolar. Para que essas mudanças ocorram efetivamente, não basta só a inserção do Programa dentro das instituições escolares, é necessário um conjunto de fatores e parcerias para que este funcione e dê resultados positivos para a escola, pois é isso que se espera de uma política pública a eficiência e eficácia desta, para resolver ou sanar os problemas sociais. A escola precisa redimensionar o seu pensar e o seu papel no meio social, com esse papel definido a escola consegue trabalhar as questões problemáticas que a atingem, como a violência escolar. A violência escolar vem aumentando na medida em que não se tem iniciativas eficientes e eficazes para combatê-la. É necessário que haja mudanças no meio social, escolar, familiar, e de formação da identidade das nossas crianças e dos nossos jovens, para assim conseguirmos retirar esse problema de nossa sociedade. Os resultados desta pesquisa ocorreram através de aplicação de questionários e realização de entrevistas feitas com gestores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e funcionários em geral e análise de dados de registros da coordenação pedagógica. Para entendermos melhor sobre o tema, foi agregada as percepções dos autores como: Paulo Freire, Abramovay, Charlot, Silva, Ferreira, Garcia, Bellen, Souza, Minayo, Godoy, Cardoso e Salles, entre outros que associados a suas ideias interligam as discussões acerca do tema. Durante a pesquisa, foi observado que as três escolas possuem dificuldades em executar o Programa de forma efetiva, houve a falta de acompanhamento e apoio por parte a SEED.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

Silva, M. R. F. da, & Gonçalves, R. S. (2021). Violência Escolar:: avaliação do Programa Educação para Paz nas Escolas Estaduais de Macapá/Ap. Inovação & Tecnologia Social, 3(7), 5–19. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.5.4859

Edição

Seção

Artigos