Atendimento Especializado no Centro Educacional Raimundo Nonato dias Rodrigues

Autores

  • Maria Rosa da Luz Lopes da Conceição
  • Emanuel Freitas da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.3.3869

Palavras-chave:

política pública inclusiva, educação especial, instituição especializada, deficiência

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os principais dados de uma pesquisa realizada no sistema educacional de Macapá-AP. Com base na legislação vigente acerca da educação inclusiva, verificou-se as dinâmicas das políticas públicas de inclusão no contexto do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma isntituição de ensino da capital amapaense. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, que possibilitaram a análise de documentos da legislação, normas, pareceres, decretos e leis. contribuindo com o propósito do estudo foi realizado no campo qualitativo-descritivo a coleta dados através de instrumentos de entrevista e observação. Fundamentado na análise dos resultados obtidos com a pesquisa, compreendeu-se que ainda é perceptível a falta de coerência entre a letra da lei e prática dos centros de atendimentos especializados, necessitando de mudanças para o atendimento ao processo de inclusão.

Referências

BRASIL/MEC/SEESP. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

FERREIRA, Windyz B. Inclusão X Exclusão no Brasil: reflexões sobre a formação docente dez anos após Salamanca. In: RODRIGUES, David. Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GLAT, R.; BLANCO, L. de M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, R. Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.

PPP/CERNDR. Projeto Político Pedagógico. Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues. Macapá. AP. 2018.

PLANO DE AÇÃO/CERNDR. Plano de Ação. Macapá. AP. 2019.

SEED/AP. Secretaria de Estado da Educação. Conselho Estadual de Educação (CEE). Macapá, AP, 2019. Disponível em: http://www.seed.ap.gov.br/educacao_especial.htm. Acesso em: 12 maio. 2019.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Como Citar

Conceição, M. R. da L. L. da, & Silva, E. F. da. (2020). Atendimento Especializado no Centro Educacional Raimundo Nonato dias Rodrigues. Inovação & Tecnologia Social, 2(3), 73–82. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.3.3869

Edição

Seção

Artigos