O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e a Formação de Professores no Ceará

Autores

  • Maria Cibelle Moreira de Araújo
  • Isaurora Cláudia Martins de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.3.3867

Palavras-chave:

políticas educacionais, ensino médio, formação de professores, PNEM

Resumo

 O artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que investigou a implementação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM, na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação- CREDE 06 - Sobral, a fim de entender como se efetivou a formação de professores, ação estruturante do Pacto, e o que ela trouxe para os que dela participaram. Duas escolas pertencentes à CREDE 06 - Sobral foram referências para o levantamento de dados da pesquisa que adotou uma abordagem qualitativa, cujo principais instrumentos foram a análise documentação e as entrevistas semiestruturadas com professores e com técnicos que atuaram na implementação do Pacto. O embasamento teórico partiu de autores que contribuíram para discutir categorias como política pública, política educacional, e formação de professores. O estudo apontou que, para alguns, o Pacto gerou movimentos e conseguiu provocar um diálogo entre os diversos atores envolvidos na sua implementação, cuja formação de professores, realizada no “chão da escola”, possibilitou a troca de experiências e de reflexões sobre o fazer pedagógico. Para outros, as formações não trouxeram nada de positivo, além da bolsa que era paga aos participantes.

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Publicado

2020-01-06

Como Citar

Araújo, M. C. M. de, & Freitas, I. C. M. de. (2020). O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e a Formação de Professores no Ceará. Inovação & Tecnologia Social, 2(3), 53–63. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.3.3867

Edição

Seção

Artigos