Mulheres Policiais:

Gênero na Organização e nas Práticas da PMCE

Autores

  • Keydna Alves Lima Carneiro Mestra em Planejamento e Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Maria do Socorro Ferreira Osterne Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas UECE

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2025.7.18.17155

Palavras-chave:

gênero, polícia militar, gestão de segurança pública

Resumo

No intuito de destacar a figura feminina como gênero colaborador de relevância participativa da Polícia Militar do Ceará – PMCE, o presente trabalho pretende discutir alguns aspectos singulares sobre o perfil da mulher na profissão de policial, com enfoque na institucionalidade e na prática de suas atividades. Após um lapso temporal de 9 (nove) anos entre a permissão de ingresso e a realização do concurso, a Polícia militar do Ceará – PMCE incorporou mulheres em seu quadro funcional no ano de 1994, enfatizando os mecanismos de sutileza dos parâmetros do poder enraizados em uma sociedade patriarcal.

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo sexo. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1961.

CANTUARIO, Maria Zelma de Araújo Madeira. Relações de gênero e ético-raciais: um recorte na Polícia Civil. In: BRASIL, Glaucíria Mota. A face feminina da Polícia Civil: gênero, hierarquia e poder. Fortaleza: EdUECE, 2008, p.99-120.

FONTES, Ângela Maria Mesquita; MARCONDES, Lourdes Maria Antonioli. Plano nacional de políticas para as mulheres. In: BRASIL. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Plano Nacional de Políticas Para as Mulheres. Brasília, 2005.

GIUZMÁN, V. A equidade de gênero como tema de debate e de políticas públicas. In: Gênero, família e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Faperj, 2008.

GRECO, Rogério. Código penal: comentado. [S.l]: Impetus, 2008.

HUNTINGTON, Samuel P. O soldado e o Estado: teoria e política das relações entre civis e militares. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1996.

SOARES, Bárbara Musumeci; MUSUMECI, Leonarda. Mulheres Policiais: presença feminina na Polícia Militar do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SOUZA. Marcos Santana de.“Sou policial, mas sou mulher": gênero e representações sociais na Polícia Militar de São Paulo. 2014. 254f. Tese (doutorado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo,

Downloads

Publicado

2025-07-07

Como Citar

Alves Lima Carneiro, K., & Ferreira Osterne, M. do S. (2025). Mulheres Policiais: : Gênero na Organização e nas Práticas da PMCE. Inovação & Tecnologia Social, 7(18), 23–35. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2025.7.18.17155

Edição

Seção

Artigos