Breves Considerações Epistemológicas à Luz da Dialética Moderna, da Teoria da Falibilidade de Karl Popper e do Princípio Responsabilidade de Hans Jonas
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2025.7.17.15914Palavras-chave:
epistemologia, conhecimento, dialéticaResumo
Refletir e entender o processo de formação do conhecimento é essencial para o desenvolvimento da ciência como um todo. Buscou-se traçar um panorama a partir das correntes epistemológicas tradicionais até a dialética moderna, em especial à luz da teoria falibilista de Karl Popper e do princípio responsabilidade de Hans Jonas. Nesse intento, realizou-se uma explanação sobre o empirismo e o racionalismo, dando-se destaque para algumas das correntes emanadas dessas duas escolas. Posteriormente, evidenciou-se o pensamento dialético e suas principais ramificações e críticas às escolas tradicionais. Dessa análise resultou a constatação de ser a dialética a corrente que melhor explica a relação sujeito-objeto no processo de formação do conhecimento, bem como a importância do erro e do desenvolvimento de uma ética universal fundada na responsabilidade para o progresso seguro da ciência.
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