Análise da Implementação da Política de Assistência Estudantil em Tempos de Pandemia:
estudo de caso no IFCE campus Acopiara
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2024.6.16.15185Palavras-chave:
políticas públicas, assistência estudantil, pandemia de covid-19Resumo
Esta pesquisa analisou a implementação da Política de Assistência Estudantil (PAE) no Campus Acopiara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) durante a pandemia de covid-19. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa, utilizando como estratégia metodológica o estudo de caso e fundamentado no ciclo de políticas públicas, com foco na fase de implementação. A base teórica abrangeu autores como Rua (2012), Secchi (2016) e Marques, Silveira e Pimenta (2020), além de documentos normativos, incluindo o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Decreto nº 7.234/2010), a Política de Assistência Estudantil do IFCE (Resolução nº 24/2015) e o Regulamento de Concessão de Auxílios Estudantis do IFCE (Resolução nº 14/2019). Foram analisados os editais de auxílios estudantis de 2020 e 2021 do Campus Acopiara, adaptados ao contexto pandêmico, para verificar como a PAE foi ajustada para enfrentar os desafios impostos. Utilizou-se o modelo de avaliação de sistemas e subprocessos de Draibe (2001) para a análise dos resultados. A pesquisa identificou as principais dificuldades, medidas implementadas e inovações adotadas. Concluiu-se que os editais foram elaborados em conformidade com os normativos e alinhados às diretrizes do IFCE durante a pandemia. Contudo, adaptações foram necessárias para atender às demandas específicas da comunidade acadêmica. A análise também destacou a carência de uma equipe multidisciplinar no campus e a necessidade de ampliar os recursos orçamentários para beneficiar mais estudantes, reduzir os impactos socioeconômicos e garantir o êxito acadêmico.
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