O Ensino Remoto e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Estado do Ceará:
alguns apontamentos no cenário da pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2024.6.14.15150Palavras-chave:
ensino remoto, tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC)., estado do ceará, pandemia de covid-19Resumo
Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado intitulada: O ensino remoto e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da pandemia de Covid-19 no Estado do Ceará, contanto, permeamos alguns apontamentos baseados no trabalho acadêmico retrocitado, ou seja, assinalamos temáticas específicas para discussão e a posteriori explanação e crítica. Deste fato, sabemos que o uso das TDIC pode ser encarado como mais um aliado para o melhoramento das aulas, especialmente no tocante a integração de imagens e vídeos que formam os conteúdos educacionais, desse modo, é preciso romper com as limitações e expandir cada vez mais os usos das tecnologias a favor do ensino emergencial, haja vista com o contexto de pandemia de Covid-19 estar em demasia latente, o ensino remoto tem as novas tecnologias educacionais como aliadas para melhor desenvoltura didática e metodológica para professores e alunos. Nesse sentido, nos baseamos nas assertivas de Bacich (2015), Bannel et al. (2016), Pereira (2017), Augusto; Santos (2020), dentre outros autores essenciais à formação da pesquisa realizada em parceria com o Programa de Pós-graduação em Planejamento e Políticas Públicas da UECE. Em suma, professores e alunos das escolas estaduais do Ceará estão em processo de ensino e aprendizagem constante, posto que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação serem ferramentas céleres em suas atualizações e modificações para melhor adaptação ao contexto do ensino remoto.
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