Tempo integral em ação:

juventudes e Políticas Educacionais no Ceará

Autores

  • Fábia Geisa Amaral Silva Mestre em Planejamento e Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Camila Holanda Marinho Doutora em Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2023.5.12.11095

Palavras-chave:

tempo integral, ensino médio, escolas públicas, ceará

Resumo

Apresenta-se no referido artigo, a contextualização das Políticas Públicas educacionais no Estado do Ceará, caracterizando o início do Ensino Médio nas escolas públicas em Tempo Integral a ser implementado até 2024 em todas as escolas públicas, de Ensino Médio. Após a implantação, no Estado do Ceará haverá em suas escolas públicas, dois tipos de Ensino Médio nas escolas públicas, o Ensino Médio de formação para o trabalho, ora denominado de Ensino Médio Profissionalizante e a Formação Propedêutica, ambas de tempo integral, porém com características independentes. A metodologia desenvolvida é de cunho bibliográfica, analisando as políticas adotadas para o Tempo Integral nas escolas públicas de Ensino Médio, especificamente o tempo integral de ensino propedêutico. Observou-se ainda os documentos oficiais que nortearam a implantação do Ensino Médio nas escolas públicas de tempo integral, especificamente no Ceará. Como resultados, apresenta-se como se deu a efetividade do desenvolvimento das escolas públicas de Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará, sendo que atualmente, já se encontra a metade das escolas cearenses em funcionamento em tempo integral.

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Publicado

2023-07-03

Como Citar

Amaral Silva, F. G., & Holanda Marinho, C. (2023). Tempo integral em ação: : juventudes e Políticas Educacionais no Ceará. Inovação & Tecnologia Social, 5(12), 139–145. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2023.5.12.11095

Edição

Seção

Artigos