Política Educacional e Formação Continuada dos Professores da Educação Infantil de Fortaleza:
dilemas, percursos e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2023.5.11.10752Palavras-chave:
política pública, formação continuada, educação infantil, proposta pedagógica, pedagogia de projetosResumo
A política educacional se enquadra no tipo de política majoritária, em que o governo tem responsabilidade e competência em oferecer a todos os brasileiros a educação básica, com acesso, permanência e qualidade, e faz parte dos direitos constitucionais do cidadão brasileiro no artigo 5º da Constituição Federal de 1988. A educação pública tem legislação própria, que determina suas diretrizes, funções e seu funcionamento: a LDB n.º 9.394/1996, conjuntamente com o PNE, Lei n.º 13.005/2014, que estabelece metas, estratégias e ações para a educação brasileira pelo período determinado de
uma década (BRASIL, 1988; 1996; 2014). A formação de professor é uma política pública que busca responder pela qualificação do ensino público e vencer os desafios que permeiam os contextos escolares, fato que compromete a aprendizagem dos
alunos, além de promover valorização profissional ao docente. O artigo expressa a correspondência dos objetivos estabelecidos no Programa de Formação Continuada de Professor da Educação Infantil, realizado pela rede pública municipal de Fortaleza no período de 2017 a 2018, com resultados obtidos segundo as narrativas dos sujeitos pesquisados. O programa de formação continuada em 2017 teve por objetivo a reelaboração da proposta pedagógica de todas as instituições públicas municipais de Fortaleza. Em 2018, o objetivo elegeu o fortalecimento do currículo da educação infantil, com a pedagogia de projetos, para promover os direitos de aprendizagem das crianças estabelecidos na BNCC (BRASIL, 2017). O estudo utilizou como fonte de pesquisa os documentos da legislação nacional, estadual e municipal que congregam a política educacional e as narrativas dos sujeitos pesquisados. A pesquisa foi realizada em escolas e CEI da Coordenadoria de Educação do Distrito 3 de Fortaleza, no período de setembro a novembro de 2020. O público-alvo foi composto por professores, coordenadores pedagógicos e técnicos-formadores com atuação na etapa da educação infantil, segmento pré-escola. A literatura pesquisada utilizou dados dos seguintes documentos: LDB (BRASIL, 1996), DCNEI (BRASIL, 2009a), PNE (BRASIL, 2014), BNCC (BRASIL, 2017), DCRC (CEARÁ, 2019) e a Proposta Curricular da Prefeitura Municipal de Fortaleza (FORTALEZA, 2016). Ao final da
pesquisa, foi possível concluir, segundo as narrativas dos sujeitos, que no ano de 2017 todas as unidades escolares conseguiram reelaborar suas propostas pedagógicas, com objetivo alcançado em sua plenitude. Em 2018, cujo objetivo foi ressignificar a prática pedagógica do professor e potencializar o curriculo da educação infantil com a “pedagogia de projetos e as experiências que promovam os direitos de aprendizagem das crianças”, não foi possível lograr de pleno êxito, em virtude dos fatores que envolvem as concepções e os conhecimentos no âmbito do currículo da educação infantil.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em:
ttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.º 12.056, de 13 de outubro de 2009. Acrescenta parágrafos ao art. 62 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Brasília: MEC, 2009a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12056.htm. Acesso em: 07 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009b. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 07 ago. 2021.
BRASIL. Resolução n.º 5, de 17 de novembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009c. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em: 07 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.º 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 07 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: MEC, 2014. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=26/06/2014&jornal=1
&pagina=1&totalArquivos=8. Acesso em: 10 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n.º 8.752, de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica.
Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8752.htm. Acesso em: 07 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7961 1-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 6 maio de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 07
ago. 2021.
CEARÁ. Lei n.º 14.026, de 17 de dezembro de 2007. Cria o Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, de cooperação técnica e incentivo para melhoria dos indicadores de aprendizagem nos municípios cearenses e dá outras providências. Fortaleza, 2007. Disponível em: https://paic.seduc.ce.gov.br/images/leis/lei_14026_2007.pdf. Acesso em: 16 maio 2021.
CEARÁ. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/37/2020/02/DCRC_2019_OFICIAL.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.
FORTALEZA. Secretaria Municipal da Educação. Lei n.º 10.371 de 24 de junho de
Aprova o Plano Municipal de Educação 2015-2025, alinhado ao Plano
Nacional de Educação, Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, e revoga a Lei nº 9
, de 30 de dezembro de 2008, do Poder Executivo Municipal. Fortaleza: SME,
Disponível em:
http://intranet.sme.fortaleza.ce.gov.br/files/2018/PME_2015_2025.pdf. Acesso em:
maio 2021.
FORTALEZA. Secretaria Municipal da Educação. Proposta curricular para a
Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Fortaleza: SME,
Disponível em:
http://educacao.fortaleza.ce.gov.br/index.php/publicacoes/category/1-educacaoinfantil?download=2:proposta-curricular-da-educacao-infantil. Acesso em: 11 maio
FORTALEZA. Secretaria Municipal da Educação. Coordenadoria de Educação
Infantil. Programa de Formação Continuada da Rede Municipal de Fortaleza.
Fortaleza: SME, 2017.
FORTALEZA. Secretaria Municipal da Educação. Coordenadoria de Educação
Infantil. Programa de Formação Continuada da Rede Municipal de Fortaleza.
Fortaleza: SME, 2018.
FORTALEZA. Decreto n.º 14.611, de 17 de março de 2020. Decreta situação de
Emergência em Saúde e Dispõe sobre Medidas para Enfrentamento e Contenção da
Infecção Humana pelo Novo Coronavírus. Fortaleza: Prefeitura Municipal de
Fortaleza, 2020. Disponível em: https://diariooficial.fortaleza.ce.gov.br/downloaddiario?objectId=workspace://SpacesStore/33fe00cc-d559-4cc8-933b698acabd4705;1.0&numero=16711. Acesso em: 15 maio 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58.
ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São
Paulo: Cortez, 2009.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a
incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo:
Cortez; Brasília: Unesco, 2002.
NÓVOA. A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.). Os
professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 15-53.
OPNE. Observatório do Plano Nacional de Educação. OPNE − Observatório do
PNE, [S.l.], 2020. Disponível em: https://www.observatoriodopne.org.br/. Acesso em:
maio 2021.
PROENÇA, M. A. Prática docente: a abordagem de Reggio Emília e o trabalho com
projetos, portfólios e redes formativas. São Paulo: Panda Educação, 2018.
VEIGA, I. P. A. Professor: tecnólogo do ensino ou agente social? In: VEIGA, I. P. A.;
AMARAL, A. L. (org.). Formação de professores: política e debates. 2. ed.
Campinas: Papirus, 2002. p. 65-91.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1989.