Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual em Macapá/AP na Interface com a Política de Inclusão para Pessoas com Deficiência Visual

Autores/as

  • Elza Lopes de Oliveira Mestre em Planejamento e Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Kátia Paulino dos Santos Doutora em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal, revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Reitora da Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2022.4.9.10350

Palabras clave:

políticas de formação de professores, educação, inclusão, alunos com deficiência visual

Resumen

O presente estudo buscou analisar o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual em Macapá, Estado do Amapá, na Interface com a Política de Inclusão para Pessoas com Deficiência Visual (CAP), compreendendo os contextos de inclusão por meio das ações do CAp. Os Centros de Apoio Pedagógico para atendimento as pessoas com deficiência visual foi um projeto que se inspirou na experiência de um CAP no Estado de São Paulo. Como se tornou um trabalho bem sucedido teve por meta a implantação de outros CAPs distribuídos nos estados brasileiros. Os resultados da pesquisa evidenciam as dificuldades vivenciadas pelos profissionais do Centro, como as inadequações na infraestrutura, problemas de acessibilidade no prédio, entre outras dificuldades que refletem na qualidade dos serviços prestados, e ainda na concepção dos alunos sobre a ideia de ambiente inclusivo.

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Publicado

2022-01-03

Cómo citar

Oliveira, E. L. de, & Santos, K. P. dos. (2022). Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual em Macapá/AP na Interface com a Política de Inclusão para Pessoas com Deficiência Visual. Inovação & Tecnologia Social, 4(9), 43–73. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2022.4.9.10350

Número

Sección

Artigos