O ciclo de políticas e as políticas públicas de formação continuada para a Educação do Campo no Ceará

Autores

  • Marcilia Nogueira do Nascimento Mestre em Planejamento e Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Antônio Germano Magalhães Júnior Pós-doutorado em Educação UFRN, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2022.4.9.10348

Palavras-chave:

políticas públicas, educação do campo, formação continuada

Resumo

Este trabalho apresenta o ciclo de políticas e as políticas públicas de formação continuada voltadas para a Educação do Campo do Ceará. Em seu desenvolvimento, identifica essas políticas a partir de cada ciclo de elaboração de uma política pública, retomando seu percurso desde a implementação de sua agenda até sua operacionalização como uma política afirmativa de formação. Para isso, faz-se um estudo documental das resoluções, pareceres e demais marcos operacionais que implementam as políticas públicas de Educação do Campo e regulamentam os planos, programas e projetos que decorrem dessas políticas e que normatizam juridicamente essa modalidade de ensino. Configurando-se como uma política afirmativa, a formação continuada ofertada às escolas do campo dos assentamentos em áreas de Reforma Agrária no Ceará enfrenta desafios e limites que precisam ser superados para que se alcance em plenitude os objetivos cruciais da política pública de Educação do Campo.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Nascimento, M. N. do, & Magalhães Júnior, A. G. (2022). O ciclo de políticas e as políticas públicas de formação continuada para a Educação do Campo no Ceará. Inovação & Tecnologia Social, 4(9), 5–22. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2022.4.9.10348

Edição

Seção

Artigos