O ciclo de políticas e as políticas públicas de formação continuada para a Educação do Campo no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2022.4.9.10348Palavras-chave:
políticas públicas, educação do campo, formação continuadaResumo
Este trabalho apresenta o ciclo de políticas e as políticas públicas de formação continuada voltadas para a Educação do Campo do Ceará. Em seu desenvolvimento, identifica essas políticas a partir de cada ciclo de elaboração de uma política pública, retomando seu percurso desde a implementação de sua agenda até sua operacionalização como uma política afirmativa de formação. Para isso, faz-se um estudo documental das resoluções, pareceres e demais marcos operacionais que implementam as políticas públicas de Educação do Campo e regulamentam os planos, programas e projetos que decorrem dessas políticas e que normatizam juridicamente essa modalidade de ensino. Configurando-se como uma política afirmativa, a formação continuada ofertada às escolas do campo dos assentamentos em áreas de Reforma Agrária no Ceará enfrenta desafios e limites que precisam ser superados para que se alcance em plenitude os objetivos cruciais da política pública de Educação do Campo.
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