Reflexões sobre o letramento em saúde para terapia nutricional enteral domiciliar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70368/gecs.v1i1.11210

Palavras-chave:

Nutrição enteral, Cuidadores, Letramento em saúde

Resumo

O estudo buscou refletir sobre o uso dos fundamentos do Letramento em Saúde na orientação de cuidadores de pacientes em Terapia Nutricional Enteral Domiciliar. Estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O protocolo de orientação adotado aos cuidadores foi abordado conforme os fundamentos do Letramento em Saúde, acerca da elaboração de materiais educativos. Foi observado que 41,2% de tópicos dos fundamentos do Letramento em Saúde não foram atendidos. As principais inadequações referem-se à comunicação verbal e escrita, na ausência da estratégia de teach back, bem como os textos demandavam mais anos de escolaridade que o recomendado, com instruções em excesso, dificultando compreensão e aprendizagem. A experiência evidenciou falhas na comunicação verbal e escrita, assim, mostra-se fundamental que estas falhas sejam corrigidas para operacionalização adequada da Terapia Nutricional Enteral Domiciliar.

 

Biografia do Autor

Marcia Rocha Amici, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Helena Alves de Carvalho Sampaio, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Referências

ABIANEH, N. A.; ZARGAR, S. A.; AMIRKHANI, A.; ADELIPOURAMLASH, A. The effect of selfcare education through teach back method on the quality of life in hemodialysis patients. Néphrologie & Thérapeutique, [s. l.], v. 1, n. 6, p. 1-8, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nephro.2020.01.002.

ABRAMS, M. A.; RITA, S.; NIELSEN, G.A. Always use Teach-back!: Toolking, 2012. Disponível em: http://www.teachbacktraining.org/.

BICALHO, C. S.; LACERDA, M. R.; CATAFESTA, F. Refletindo sobre quem é o cuidador familiar [Reflecting about who is the family caregiver]. Cogitare, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 118-23, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v13i1.11972.

BIFULCO, V. A.; LEVITES, M. The Importance of the Caregiver in the Follow-up of Chronic Patients with Alzheimer's Disease. Archivos en Medicina Familiar, [s. l.], v. 20, n. 4, p. 167-71, 2018. Disponível em: https://www.medigraphic.com/pdfs/medfam/amf-2018/amf184c.pdf.

BRASIL. Caderno de atenção domiciliar, cuidados em terapia nutricional [Home care notebook, care in nutritional therapy]. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_atencao_domiciliar_vol3.pdf.

BRAZILIAN SOCIETY OF PARENTERAL AND ENTERAL NUTRITION. Diretriz Brasileira de Terapia Nutricional Domiciliar [Brazilian Guidelines on Home Nutritional Therapy]. BRASPEN J, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 37-46, 2018. Disponível em: https://f9fcfefb-80c1-466a-835e5c8f59fe2014.filesusr.com/ugd/a8daef_695255f33d114cdfba48b437486232e7.pdf.

CUTCHMA, G.; EURICH, M. C. M.; THIEME, R. D.; FRANÇA, R. M.; SCHIEFERDECKER, M. E. M. Nutrition formulas: influence on nutritional condition, clinical condition and complications in household nutrition therapy. Nutr Clín Diet Hosp, [s. l.], v. 36, n. 2, p. 45-54, 2016. Disponível em: https://revista.nutricion.org/PDF/cutchma.pdf.

GRIFFIS, H. M.; KILARU, A. S.; WERNER, R. M.; ASCH, D. A.; HERSHEY, J. C.; HILL, S.; HA, Y. P.; SELLERS, A.; MAHONEY, K.; MERCHANT, R. M. Use of social media across US hospitals: descriptive analysis of adoption and utilization. J Med Internet Res, [s. l.], v. 16, n. 11, p. 1-11, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.2196/jmir.3758.

JAMAL, A.; KHAN, S. A.; ALHUMUD, A.; AL-DYHYYIM, A.; ALRASHED, M.; SHABR, F. B.; ALTERAIF, A.; ALMUZIRI, A.; HOUSEH, M.; QURESHI, R. Association of online health information-seeking behavior and self-care activities among type 2 diabetic patients in Saudi Arabia. J Med Internet Res, [s. l.], v. 17, n. 8, p. 196-208, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.2196/jmir.4312.

KIRSCH, I. S.; JUNGEBLUT, A.; JENKINS, L. B.; KOLSTAD, A. Adult literacy in America: a first look at the results of the National Adult Literacy Survey. Washington: US Government Printing Office, 1993.

KNUPPEL, M. A. C. Webséries como objetos educacionais na cultura digital: multimodalidade e multiletramentos [Webseries as educational objects in digital culture: multimodality and multiliteracies]. Em Rede - Revista de Educação a Distância, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 86-102, 2019. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/442.

MACHADO, B. M. M.; DAHDAH, D. F.; KEBBE, L. M. Caregivers of family members with chronic diseases: coping strategies used in everyday life. Cad Bras Ter Ocup, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 299-313, 2018. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Cuidadores-de-familiares-com-doen%C3%A7as-cr%C3%B4nicas%3A-de-Machado-Dahdah/3c21ae20bf311b2eee60c7ad16fe5374a198fdac.

MARQUES, S. R. L.; LEMOS, S. M. A. Health literacy assessment instruments: literature review. Audiol Commun Res, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 1757-65, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1757.

National Academies of Sciences, Engineering and Medicine. The promises and perils of digital strategies in achieving health equity: workshop summary. Washington: The National Academies Press, 2016. Disponível em: https://www.nap.edu/read/23439/chapter/1.

OSBORNE, H. Health literacy from A to Z: pratical ways to communicate your health message. (2nd ed.) Burlington: Jones & Bartlett Learning, 2013.

PINTÃO, D. Brasil só perde para os EUA em tempo de visualização de vídeos on-line. [Brazil is second only to the US in viewing time for online videos]. São Paulo: Folha de São Paulo, 2019. Disponível em: http://temas.folha.uol.com.br/influenciadores-digitais/a-fama/brasil-so-perde-para-os-eua-emtempo-de-visualizacao-de-videos-on-line.shtml.

RAMOS, L.; PEREIRA, A. C.; SILVA, M. A. D. Video as complementary teaching tool in health courses. Journal of Health Informatics, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 35-9, 2019. Disponível em: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojsjhi/index.php/jhi-sbis/article/view/601/355.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Usando o método teach-back [Using the teach-back method]. Rio de Janeiro: SBC Advisory Board, 2020. Disponível em: http://cardiol.br/boaspraticasclinicas/ferramentas/dica/usando-metodo-teach-back.pdf.

SORENSEN, K. Defining health literacy: Exploring differences and commonalities. In O. Okan, U. Bauer, P. Pinheiro, K. Sorensen & D. Levin. International handbook of health literacy: research, practice and policy across the lifespan (pp. 5-20). Bristol: Policy Press, 2019.

SORENSEN, K.; BROUCKE, S. V.; FULLMAN, J.; DOYLE, G.; PELIKAN, J.; SLONSKA, Z.; BRAND, H.; (HLS-EU) CONSORTIUM HEALTH LITERACY PROJECT EUROPEAN. Health literacy and public health: a systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, [s. l.], v. 12, n. 80, p. 1-13, 2012. Disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2458-12-80.

TACKETT, S.; SLINN, K.; MARSHALL, T.; GAGLANI, S.; WALDMAN, V.; DESAI, R. Medical education videos for the world: an analysis of viewing patterns for a YouTube channel. Academic Medicine, [s. l.], v. 93, n. 8, p. 1150-6, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29298180/.

VASCONCELOS, C. M. C. S.; PARENTE, N. A.; SAMPAIO, H. A. C. A relevância da comunicação oral, escrita e digital: usuário-profissional de saúde-SUS [The relevance of oral, written and digital communication: user-health professional-SUS]. In M. P. B. Passamai, H. A. C. Sampaio & E. M. V. Henriques. Letramento funcional em saúde: as habilidades do usuário e o Sistema Único de Saúde (p. 79-101). Curitiba: CRV, 2019.

VASCONCELOS, C. M. C. S.; SAMPAIO, H. A. C.; VERGARA, C. M. A. C. Materiais educativos para prevenção e controle de doenças crônicas: uma avaliação à luz dos pressupostos do letramento em saúde [Educational materials for the prevention and control of chronic diseases: an evaluation in the light of health literacy assumptions]. Curitiba: CRV, 2018.

ZARCADOOLAS, C.; PLEASANT, A. F.; GREER, D. S. Advancing health literacy: a framework for understanding and action. San Francisco: Jossey-Bass, 2006.

Publicado

26-06-2023

Como Citar

AMICI, M. R.; SAMPAIO, H. A. de C. Reflexões sobre o letramento em saúde para terapia nutricional enteral domiciliar. Gestão & Cuidado em Saúde, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. e11210, 2023. DOI: 10.70368/gecs.v1i1.11210. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/gestaoecuidado/article/view/11210. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Categorias