O Lugar da História Local:
da BNCC ao currículo estadual do Piauí – Ensino Fundamental (anos finais)
Parole chiave:
História Local., Ensino de História., Currículo., Ensino Fundamental – anos finais.Abstract
O presente trabalho tem como objetivo geral investigar o lugar da história local nos documentos curriculares de educação, partindo da reforma curricular da Base Nacional Comum Curricular ao Currículo do Estado do Piauí- anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, propomos identificar as mudanças pelas quais a história local passou no contexto anterior e posterior a BNCC, dando destaque ao currículo estadual e aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Amparamos a investigação nos estudos de José D´ Assunção Barros (2013), Joana Neves (1987), Maria Auxiliadora Schmidt (2004), Jose Sacristán (1998), Ivor Goodson (2008), dentre outros, visando, nesse sentido, compreender a elaboração de propostas educacionais alternativas que objetivem a valorização do local para a formação da consciência histórica dos alunos, bem como em que medida as propostas educacionais coincidem com a realidade escolar.