Novo Ensino Médio no Material Didático:
Estudo sobre os Projetos Integradores em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Parole chiave:
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Interdisciplinaridades, Reforma do Ensino Médio, Educação Integral, Projetos IntegradoresAbstract
Objetiva-se neste trabalho analisar a estrutura e o conteúdo dos livros de Projetos Integradores, e situar a implantação destes no contexto da Reforma do Ensino Médio, reconhecendo o lugar dos livros didáticos enquanto reprodutores dos programas oficiais de ensino e de suas bases ideológicas. A pesquisa é de caráter bibliográfico, organizada em duas etapas, sendo a primeira interessada no entendimento acerca das recentes reformas educacionais aplicadas no Brasil. Em seguida, debruça-se sobre dois exemplares de Projetos Integradores disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) em 2019, analisados do ponto de vista curricular, pedagógico e político. Conclui-se que tais materiais apresentam um caráter aparentemente progressista, mas que em essência reproduzem os ditames de uma educação de caráter neoliberal, perversa e mercadológica.