PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA ELIMINAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO CRUZADA EM FÁBRICA DE RAÇÃO PARA SUÍNOS

Autores

  • Daiane de Oliveira GRIESER Dpto de Zootecnia, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Jheniffer Bruno da COSTA Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Simara Márcia MARCATO Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Vittor Tuzzi ZANCANELA Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Juliana Beatriz TOLEDO Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Leandro Dalcin CASTILHA Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Ana Paula Silva TON Universidade Federal do Mato Grosso

Palavras-chave:

Práticas de fabricação, descontaminação, qualidade de ração, segurança alimentar

Resumo

A produção de rações está diretamente ligada à oferta de alimentos de qualidade para os animais e de produtos de origem animal para os consumidores, sendo que estes devem estar sem resíduos de medicamentos veterinários. Portanto, procedimentos como flushing, ordem de produção e higienização de equipamentos são essenciais. O objetivo deste trabalho foi verificar as principais causas de falhas nos procedimentos realizados para descontaminação da linha de produção em uma fábrica de rações para suínos, visando eliminar a contaminação cruzada entre os diferentes tipos de rações. Trata-se de um estudo de caso, no qual os dados foram coletados por meio do método da pesquisa-ação, envolvendo ação conjunta dos pesquisadores e funcionários da fábrica de ração. Para identificar as causas de contaminação residual, foram analisados todos os equipamentos que pudessem ter a retenção de rações, e foram realizadas análises laboratoriais para verificação dos padrões de contaminação cruzada de janeiro de 2017 a abril de 2018. As análises laboratoriais demonstraram que 16,66% das amostras de 2017 ficaram com níveis residuais de medicamentos acima de 1%, enquanto em 2018 esse percentual subiu para 93,75%. Além disso, em diversos equipamentos foram encontrados resíduos de rações. Concluiu-se que os resultados obtidos com as ações estratégicas implantadas para solucionar o problema de contaminação cruzada na fábrica de ração de suínos foram satisfatórios. A causa fundamental diagnosticada de contaminação residual na linha de produção se refere ao layout da fábrica de ração estudada, principalmente por ser uma estrutura antiga e com equipamentos desgastados, fato que é potencializado pelas falhas na utilização de ferramentas de controle de qualidade. Portanto, a manutenção preventiva dos equipamentos e constantes adequações dos mesmos, além de treinamentos regulares sobre boas práticas de fabricação para os colaboradores, fazem-se necessárias para a eliminação da contaminação cruzada entre os diferentes tipos de rações produzidas e manutenção da qualidade das mesmas, garantindo a segurança alimentar.

Referências

BORGES, P.A.R.S. Métodos de descontaminação de produtos veterinários utilizados na produção de alimentos para animais. 2010. 165p. Dissertação de mestrado - Programa de Pós-graduação em Ciências dos Alimentos, Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

CASELANI, K. Resíduos de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da Unipar, v.17, n.3, p.189-197, 2014.

KLEIN, A.A. Pontos críticos do controle de qualidade em fábricas de ração - Uma abordagem prática. Concórdia, SC, 1999. In: I Simpósio Internacional ACAV (Embrapa sobre Nutrição de Aves), 1, 1999, Anais... Concórdia, 1999. p.1-21.

LORENZOL, G.; LEHN, D.N. Descontaminação de linhas de produção de rações com vistas à obtenção de autorização para produção de rações com medicamentos. Revista Destaques Acadêmicos, v.5, n.4, p.67-78, 2013.

MELO, B.S.A.; AMARAL, A.G.; PEREIRA, K.A.; ROCHA, L.R.O.; TAVEIRA, R.Z.

Legislação e ferramentas de gestão no controle de qualidade da matéria-prima. Revista Colombiana Ciência Animal, v.10, n.2, p.111-123, 2018.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO – MAPA.

Instrução Normativa Nº 65, de 21 de novembro de 2006. Acesso em 22 de setembro de 2018. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/insumos- agropecuarios/insumos-pecuarios/alimentacao-animal/arquivos-alimentacao- animal/legislacao/instrucao-normativa-no-65-de-21-de-novembro-de-2006.pdf/view.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO – MAPA.

Instrução Normativa 4/2007. Acesso em 10 de setembro de 2018. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos- pecuarios/alimentacao-animal/arquivos-alimentacao-animal/legislacao/instrucao- normativa-no-4-de-23-de-fevereiro-de-2007.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO – MAPA.

Instrução Normativa Nº 14, de 15 de julho de 2016. Acesso em 22 de setembro de 2018. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos- pecuarios/alimentacao-animal/arquivos-alimentacao-animal/legislacao/instrucao- normativa-no-14-de-15-de-julho-de-2016.pdf/view.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO – MAPA. Plano

de Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes PNCRC / Animal. 2017. Acesso em

de maio de 2018. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/inspecao/produtos-animal/plano-de-nacional-de- controle-de-residuos-e-contaminantes.

OLIVEIRA, A.R.P.; BORGES, W.S. Avaliação da importância do controle de qualidade na produção de ração animal extrusada: um estudo de caso. Getec, v.7, n.15, p.81-88, 2018.

SALES, R.L.; ROCHA, J.L.M.; BRESSAN, J. Use of hormones and antibiotics in animal food products: general and toxicological aspects. Nutrire, v.40, n.3, p.409-420, 2015.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

GRIESER, D. de O.; COSTA, J. B. da; MARCATO, S. M.; ZANCANELA, V. T.; TOLEDO, J. B.; CASTILHA, L. D.; TON, A. P. S. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA ELIMINAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO CRUZADA EM FÁBRICA DE RAÇÃO PARA SUÍNOS. Ciência Animal, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 1–11, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/cienciaanimal/article/view/9886. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais