Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

                 REGIMENTO INTERMO CONTENDO AS NORMAS DE PRIVACIDADE DA REVISTA

 

1 CAPÍTULO III DA POLÍTICA EDITORIAL:

Art. 9º. A CENTÚRIAS dispõe de publicações semestrais com fluxo contínuo para recebimento de artigos, resenhas, entrevistas e relatos de experiências, cujos conteúdos publicados são de livre acesso.

Art. 10º. Para submissão de artigos, resenhas, entrevistas e relatos de experiências não é cobrada nenhuma taxa.

Art. 11º. Sobre os direitos autorais: esclarecemos que, ao submeter seu artigo acadêmico para publicação, o(a) autor(a) apenas cederá à revista os direitos de publicação. Todavia, o(a) autor(a) deverá, de acordo com as normas técnicas da ABNT, fazer o devido registro da citação da Revista CENTÚRIAS, sob pena de incorrer em plágio.

Art. 12º. Os textos submetidos devem ser inéditos. Em caso de o(a) autor(a) já ter publicado o mesmo texto em outra revista, solicitamos que, no ato da submissão, o fato seja informado e autorizado através de carta produzida pela revista na qual fora publicado.

Art. 13º. Como conduta ética, a CENTÚRIAS, adotará as recomendações do Comitee on Publications Ethics (COPE) sobre ética em pesquisas.

Art. 14º. Em caso de pesquisadores-bolsistas de algum programa, cujo fomento tenha auxiliado na realização da pesquisa e produção do artigo, deverá ser feito o devido registro ao órgão financiador.

Art. 15º. A CENTÚRIAS zela pela prática ética no meio acadêmico, sendo, portanto, contrária ao plágio, considerando-o crime conforme estabelece a Lei de Plágio, Nº 10.695, de 1º de julho de 2003. Como canal de denúncia, para qualquer tipo de plágio, disponibilizamos o e-mail da revista: centurias.revista@uece.br

Art. 16º. Em caso de denúncia de suspeitas de plágio, adotar-se-á os seguintes passos: 1) A denúncia será respeitosamente acolhida; 2) Utilizar-se-á o programa de antiplágio Copy Spider para escaneamento de todos os textos; 3) Através de uma busca no Google também será efetuado o escaneamento do texto objeto da denúncia; 4) Parecer de confirmação ou invalidação da denúncia.

2 CAPÍTULO IV DAS NORMAS DE PUBLICAÇÃO:

Art. 17º. Os interessados deverão adequar/produzir seus textos/artigos com base nas seguintes normas:

  1. a) O trabalho deverá ser inédito e o texto deve ser escrito em Word e enviado em formato .doc. A padronização do texto deve seguir as normas da ABNT;
  2. b) O corpo do trabalho deve ser escrito em Fonte Times New Roman, tamanho 12,

Espaçamento entrelinhas: 1,5

Espaçamento antes do parágrafo: 1,25

  1. Margens: Superior e esquerda 3cm; inferior e direita 2cm.
  2. Título:Tamanho 12, caixa alta, negrito, centralizado. Na linha abaixo, nome do autor colocado à direita em letra normal sem negrito. O autor deverá submeter o texto inicialmente sem a autoria, para respeitar o processo avaliativo, e, após aceitação, deverá ser informada, além da autoria, o ORCID (Open Researcher and Contributor ID). A Instituição de Ensino deve ser indicada ao lado do nome. O nome do orientador e/ou co-autor do texto deve vir abaixo. O e-mail do autor deve ser colocado logo abaixo do nome. A titulação e demais informações deverão aparecer em nota de rodapé, a partir da marcação do nome do autor, ou dos autores;
  3. Resumo:Tamanho 12, espaçamento simples, entre 150-250 palavras, além da tradução para o inglês.
  4. Palavras-chave:de três a seis. Tamanho 12, espaçamento simples.
  5. Estilo de referenciação: sistema autor-data (AUTOR, ANO).
  6. As notas de rodapé deverão ser destinadas apenas às notas explicativas, escritas em fonte tamanho 10, espaçamento entrelinhas simples e numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.).
  7. Citações: até três linhas devem vir no corpo do texto, entre aspas e referenciadas através do sistema autor-data-página. Citações a partir de quatro linhas devem ser recuadas em 4cm da margem esquerda, com espaçamento entrelinhas simples e fonte tamanho 10.
  8. l) Se utilizar imagens, tabelas, desenhos, quadros, ou qualquer outro elemento que não seja textual, deve constar no corpo do texto com legenda e referência conforme as regras da ABNT;
  9. As referências bibliográficas deverão ser colocadas ao final do texto e deverão respeitar as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor;
  10. O texto deve ter um mínimo de 12 (doze) páginas e máximo de 25 (vinte e cinco) páginas;
  11. Não precisa numerar as páginas.

Art. 18º. Os critérios de seleção dos artigos para publicação serão:

  1. a) Adequação dos textos às normas de publicação;
  2. b) Titulação dos autores (Doutores, Mestres, Especialistas ou Graduados, Graduandos);
  3. d) Relevância historiográfica e teórico-metodológica do texto;
  4. e) Texto com revisão ortográfica-gramatical, validada por um profissional de Letras;

Art. 19º. Os artigos acadêmicos recebidos pela CENTÚRIAS obedecerão ao sistema de avaliação às cegas (double-blind peer review), com vista a manter o sigilo na identidade dos autores, ou seja, os pareceristas terão acesso apenas ao texto, sendo preservada a identidade de seus autores.

Art. 20º. Após o período de submissão dos textos acadêmicos, os Editores da Revista têm um prazo máximo de 30 dias para a aprovação do texto. Os avaliadores poderão emitir três tipos de pareceres: 1) Aceitar para publicação; 2) Aceitar com sugestão de correções; 3) Rejeitar para publicação. Caso o texto seja aceito para publicação, o autor(a) receberá uma carta de aceite com informações necessárias para comprovação do processo de publicação. O artigo que não receber parecer favorável será devolvido ao autor(a).

Art. 21º. A CENTÚRIAS, através de seus editores, não dará continuidade ao processo editorial de artigos, cujo conteúdo, firam os direitos humanos ou o Estado Democrático de Direito.

Art. 22º. Depois de ter seu artigo publicado, o autor (a) deverá aguardar o intervalo de uma edição da revista para poder publicar um novo texto na edição subsequente.

Art. 23º. Os artigos deverão enviados conforme o formato previsto no caput do Art. 9 e suas alíneas através do sistema próprio, via cadastramento na página do Portal de Periódicos da UECE disposta em: https://revistas.uece.br. Após realizado o cadastro, o artigo deverá ser enviado por meio do formulário presente no site.

 

3 DIRETRIZES GERAIS PARA PROPOSTAS DE DOSSIÊ/NÚMERO TEMÁTICO

A Revista Centúrias recebe proposta de dossiê, compostos de 5 (cinco) a 8 (oito) artigos
que respeitem as normas supracitadas e se adequem as seguintes orientações:

 

  • Todos os artigos devem possuir estreita relação com o título/temática proposta e a não
    há exigência de titulação mínima;
  • Além dos artigos, a proposta poderá conter uma resenha de livro sobre a temática e/ou
    uma entrevista com um/uma especialista na área;
  • O dossiê deve apresentar representação de autores de diversas regiões, sendo
    considerado um máximo de 2 (dois) textos de uma mesma instituição;
  • A proposta de dossiê temático deve ser encaminhada pelo site da Revista Centúrias
    (até o dia 01 de março de 2024, por meio da opção “Dossiê Temático”, apenas por
    mestres e doutores. A organização poderá contar com dois professores, desde que sejam
    de instituições diferentes. Organizadores e organizadoras só podem ter somente um
    artigo de sua autoria ou coautoria vinculados ao dossiê;
  • A proposta a ser apresentada deverá conter os seguintes dados do proponente-
    organizador/a: nome completo, e-mail, endereço eletrônico do currículo Lattes/CNPq,
    ORCID. Devem conter: Título, Resumo da proposta contendo justificativa e o problema que
    será tensionado e objetivos, com no máximo 2000 caracteres com espaço;
  • O documento deve estar em formato .doc ou .docx;
  • As propostas submetidas passarão por processo seletivo organizado e coordenado pela
    Comissão Editorial da Revista Centúrias;
  • Serão selecionadas 4 propostas, cujas publicações acontecerão nos volumes únicos,
    do ano de 2024 e 2025;
  • O resultado será divulgado pelo site da Revista Centúrias até o dia 01 de abril de
    2024.

Da Seleção das Propostas:

  • A Comissão Editorial da Revista Centúrias tem autonomia para seleção das propostas,
    comprometendo-se em divulgar a lista de classificados em seu site;
  • As propostas que não atenderem às orientações publicizadas na Revista Centúrias
    serão desconsideradas;
  • Na seleção das propostas, será considerada a originalidade da discussão e a contribuição historiográfica.

Das responsabilidades dos organizadores do dossiê aprovado:

  • Atuar como editor do dossiê durante todo o processo de avaliação e editoração dos
    artigos, em parceria com a equipe editorial da Revista Centúrias;
  • Analisar, previamente, as submissões dos textos, para que seja verificada a adequação
    a proposta do dossiê, antes do artigo ser encaminhado aos pareceristas;
  • Escrever o texto de apresentação do Dossiê.