EMBRAPA, INPI E QUEIJARIBE
FORMAÇÃO E DIRETRIZES PARA A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO QUEIJO COALHO DE JAGUARIBE
Palabras clave:
Instituições, Queijo coalho, Objeto patrimonialResumen
A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foi instituída pela Lei 5.851, de 7/12/1972, e seu estatuto decretado em 26/4/1973, estando ligada ao Ministério da Agricultura (MAPA). Dentre as suas finalidades destaca-se “promover, estimular, coordenar e executar atividades de pesquisa, com o objetivo de produzir conhecimentos e tecnologias para o país” e “dar apoio técnico e administrativo a órgãos do Poder Executivo, com atribuições de formulação, orientação e coordenação das políticas de ciência e tecnologia no setor agrícola” . Nesse sentido, ela é destaque, no caso do queijo jaguaribano. Este trabalho é um recorte do segundo capítulo da tese de doutorado, intitulada “Consumo da tradição: a inserção do Queijo Coalho de Jaguaribe (Ceará) no mercado de produtos artesanais (1970-2010)”. Em âmbito geral procuramos entender o processo no qual produtores de queijo artesanal do município de Jaguaribe–CE, passaram/passam, desde as últimas décadas do século XX, em busca de adaptar suas produções às chamadas “Boas Práticas de Fabricação”, e como utilizaram/utilizam a perspectiva da ”patrimonialização” do “saber-fazer” como elemento distintivo no mercado dos produtos artesanais.
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