GRUPOS POLÍTICOS E COLÉGIO ELEITORAL

MUDANÇAS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE-CE NA DÉCADA DE 1950

Autores/as

Palabras clave:

Limoeiro do Norte, Grupos políticos, Colégio eleitoral

Resumen

O objetivo deste artigo é problematizar a importância da década de 1950 para o município de Limoeiro do Norte, do estado do Ceará, uma vez que nesse período ocorreram mudanças que desconfiguraram a política local, com desdobramentos na microrregião do Baixo Jaguaribe, da qual Limoeiro do Norte faz parte, sendo elas: a vitória de Sabino Roberto na eleição de 1954, primeiro prefeito eleito com o apoio do grupo dos Oliveiras, quebrando uma hegemonia do grupo dos Chaves que durava mais de 80 anos no executivo de Limoeiro do Norte; e a emancipação dos distritos de Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe e Alto Santo no ano de 1957, que até então pertenciam ao município de Limoeiro do Norte, fato que fragmentou não só o território, mas também as lideranças, grupos políticos e a população/colégio eleitoral. Para isso, este trabalho privilegiou os esforços do italiano Antonio Gramsci, especialmente pelo seu conceito de “grupos dirigentes” ou “classe dirigente”.

Biografía del autor/a

Ercílio Henrique de Lima Gadelha

Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, campus de Limoeiro do Norte - Ce, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM (2014 - 2018). Foi bolsista do PET de História na graduação. É mestre em História, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2019 - 2021), onde também foi bolsista da CAPES.

Publicado

2023-03-08

Cómo citar

GADELHA, E. H. de L. GRUPOS POLÍTICOS E COLÉGIO ELEITORAL: MUDANÇAS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE-CE NA DÉCADA DE 1950. CENTÚRIAS - Revista Eletrônica de História, Limoeiro do Norte, v. 1, n. 2, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/centurias/article/view/10285. Acesso em: 24 nov. 2024.