About the Journal
Foco e Escopo
A CENTÚRIAS - Revista Eletrônica de História foi criada em 2023, pelo Programa de Educação Tutorial - PET/MEC, do curso de História, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM, campus da Universidade Estadual do Ceará - UECE, na cidade de Limoeiro do Norte – Ce. A Revista se destina à divulgação de artigos produzidos por pesquisadores sem oferecer restrição de titulação, podendo nela publicar discentes e docentes de História. Pautando a excelência dos conteúdos publicados, o periódico conta com uma Equipe Editorial constituída por professores-pesquisadores da área de História.
ISSN: 2965-1867
Política Editorial:
1- A CENTÚRIAS dispõe de publicações e recebimento de artigos, resenhas, entrevistas e relatos de experiências, em fluxo contínuo, cujos conteúdos publicados são de livre acesso.
2- No caso de dossiês, as informações sobre datas de início e de término de recebimento de textos serão informadas no site do periódico.
3- Para submissão de artigos, entre outros textos, não é cobrada nenhuma taxa.
4- Sobre os direitos autorais: esclarecemos que, ao submeter seu artigo acadêmico para publicação, o(a) autor(a) apenas cederá à revista os direitos de publicação. Todavia, o(a) autor(a) deverá, de acordo com as normas técnicas da ABNT, fazer o devido registro da citação da Revista CENTÚRIAS, sob pena de incorrer em plágio.
5- Os textos submetidos devem ser inéditos. Em caso de o(a) autor(a) já ter publicado o mesmo texto em outra revista, solicitamos que, no ato da submissão, o fato seja informado e autorizado através de carta produzida pela revista na qual fora publicado.
6- Como conduta ética, a CENTÚRIAS, adota as recomendações do Comitee on Publications Ethics (COPE) sobre ética em pesquisas.
7- Em caso de pesquisadores-bolsistas de algum programa, cujo fomento tenha auxiliado na realização da pesquisa e produção do artigo, recomenda-se que seja feito o devido registro ao órgão financiador.
8- A CENTÚRIAS zela pela prática ética no meio acadêmico, sendo, portanto, contrária ao plágio. Desse modo, observamos que a utilização de conteúdos, qualquer que seja a forma, direta ou indireta, sem a devida menção ao autor, é considerado crime conforme estabelece a Lei de Plágio, Nº 10.695, de 1º de julho de 2003. Como canal de denúncia, para qualquer tipo de plágio, disponibilizamos o e-mail da revista: centurias.revista@uece.br
9- Em caso de denúncia de suspeitas de plágio, adotar-se-á os seguintes passos: 1) A denúncia será respeitosamente acolhida; 2) Utilizar-se-á o programa de antiplágio Copy Spider para escaneamento de todos os textos; 3) Através de uma busca no Google também será efetuado o escaneamento do texto objeto da denúncia; 4) Parecer de confirmação ou invalidação da denúncia.
10 - Para submissão de artigos, resenhas, entrevistas e relatos de experiências não é cobrada nenhuma taxa.
11 - Sobre os direitos autorais: esclarecemos que, ao submeter seu artigo acadêmico para publicação, o(a) autor(a) apenas cederá à revista os direitos de publicação. Todavia, o(a) autor(a) deverá, de acordo com as normas técnicas da ABNT, fazer o devido registro da citação da Revista CENTÚRIAS, sob pena de incorrer em plágio.
12 - Os textos submetidos devem ser inéditos. Em caso de o(a) autor(a) já ter publicado o mesmo texto em outra revista, solicitamos que, no ato da submissão, o fato seja informado e autorizado através de carta produzida pela revista na qual fora publicado.
13 - Como conduta ética, a CENTÚRIAS, adotará as recomendações do Comitee on Publications Ethics (COPE) sobre ética em pesquisas.
14 - Em caso de pesquisadores-bolsistas de algum programa, cujo fomento tenha auxiliado na realização da pesquisa e produção do artigo, deverá ser feito o devido registro ao órgão financiador.
15 - A CENTÚRIAS zela pela prática ética no meio acadêmico, sendo, portanto, contrária ao plágio, considerando-o crime conforme estabelece a Lei de Plágio, Nº 10.695, de 1º de julho de 2003. Como canal de denúncia, para qualquer tipo de plágio, disponibilizamos o e-mail da revista: centurias.revista@uece.br
16 - Em caso de denúncia de suspeitas de plágio, adotar-se-á os seguintes passos: 1) A denúncia será respeitosamente acolhida; 2) Utilizar-se-á o programa de antiplágio Copy Spider para escaneamento de todos os textos; 3) Através de uma busca no Google também será efetuado o escaneamento do texto objeto da denúncia; 4) Parecer de confirmação ou invalidação da denúncia.
Processo de avaliação por pares:
- Os artigos acadêmicos recebidos pela CENTÚRIAS obedecerão ao sistema de avaliação às cegas (double-blind peer review), com vista a manter o sigilo na identidade dos autores, ou seja, os pareceristas terão acesso apenas ao texto, sendo preservada a identidade de seus autores. Os avaliadores poderão emitir três tipos de pareceres: 1) Aceitar para publicação; 2) Aceitar com sugestão de correções; 3) Rejeitar para publicação.
- A CENTÚRIAS, através de seus editores, não dará continuidade ao processo editorial de artigos, cujo conteúdo, firam os direitos humanos ou o Estado Democrático de Direito.
- O artigo que não receber parecer favorável será devolvido ao autor. É imperioso ressaltar que apenas o editor da revista tem acesso ao nome dos autores e à avaliação integral dos pareceristas. Após o período de submissão dos textos acadêmicos, os Editores da Revista têm um prazo máximo de 30 dias para a aprovação do texto. Ressaltamos, ainda, que, depois de ter seu artigo publicado, o autor (a) deverá aguardar o intervalo de uma edição da revista para poder publicar um novo texto na edição subsequente.
Periodicidade:
- A CENTÚRIAS - Revista Eletrônica de História adota a política de publicação em fluxo contínuo.
Política de Arquivamento Digital:
Todos os manuscritos publicados em nossa plataforma são armazenados digitalmente utilizando LOCKSS, CLOCKSS e Rede Cariniana.
Instrução aos autores (preferencialmente em Português, Inglês e Espanhol):
- A CENTÚRIAS publica artigos acadêmicos, resenhas, entrevistas e relatos de experiência escritos em português, inglês e espanhol.
- No ato da submissão, os autores deverão informar: 1. Origem do estudo, ou seja, se é decorrente de uma pesquisa de Graduação (Monografia), Mestrado (Dissertação), Doutorado (Tese); 2. Se os textos foram contemplados com algum financiamento, assim como se há quaisquer conflitos de interesse em sua publicação; 3. Em caso de mais de um autor, é preciso delimitar a contribuição dada por cada um.
Endereço físico da revista:
CENTÚRIAS – Revista Eletrônica de História é um periódico vinculado ao Programa de Educação Tutorial - PET/MEC, do curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM.
Endereço: Av. Dom Aureliano Matos, Nº 2058, Centro, Limoeiro do Norte-CE.
CEP: 62930-000.
Contatos Eletrônicos (E – mail/ telefones):
Revista: centurias.revista@uece.br
Editora-Chefe:
Profª. Drª. Cintya Chaves - Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM/UECE.
E-mail: centurias.revista@uece.br
Telefone:(88) 9.9986-4337.
Editor -Adjunto:
Prof. Dr. José Olivenor Souza Chaves - Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM/UECE.
E-mail: centurias.revista@uece.br
Telefone: (85) 9.9847-2845
Suporte Técnico:
Matheus Martins Carlos - Universidade Estadual do Ceará - UECE.
E – mail: centurias.revista@uece.br
Telefone: (88) 9.9326 - 1538
Indicadores bibliométricos:
https://scholar.google.com/citations?authuser=4&user=NdQTa_8AAAAJ






