NUANCES DE ORGANIZAÇÃO FAMILIAR MESTIÇA

CONDIÇÃO JURÍDICA, NATURALIDADE E LEGITIMIDADE NAS FREGUESIAS DE ARACATI E DE RUSSAS, SIARÁ GRANDE - 1720/1820

Autores

Palavras-chave:

Registros Paroquiais, Miscigenação, Formação Familiar, Condições Jurídicas

Resumo

A complexidade na formação sócio-familiar do Ceará, no processo de colonização, tem na procedência e nas mobilidades elementos fundamentais. Seja por mar ou por terra, pelas várias vias de acesso, trânsitos internos e intercontinentais, o Ceará, sobretudo a partir de finais do século XVII, conectava-se às capitanias circunvizinhas, ao Brasil, a África, a Portugal e ao mundo. Estudo a partir dos registros paroquiais de casamentos sobre as freguesias de Aracati e Russas, no período de 1780 a 1820 tem possibilitado perceber que essa sociedade foi construída pelos “encontros” entre elementos sociais origens múltiplas e sistemas religiosos distintos. Ao entrecruzar-se esses elementos miscigenaram-se biológica e culturalmente, formaram redes de sociabilidades expressas nas diferentes formas de constituírem famílias: livres, libertas e escravas, "legítimas" e consensuais. Considerando as experiências culturais e religiosas dessa população, sob o prisma do catolicismo, o texto se detém sobre como essa sociedade em permanente mobilidade geográfica e cultural congregou elementos de diferentes culturas e como esses elementos se relacionaram, ensejando a construção de diferentes formas de famílias.

Biografia do Autor

Elisgardênia de Oliveira Chaves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM

Downloads

Publicado

2023-03-05

Como Citar

CHAVES, E. de O. NUANCES DE ORGANIZAÇÃO FAMILIAR MESTIÇA: CONDIÇÃO JURÍDICA, NATURALIDADE E LEGITIMIDADE NAS FREGUESIAS DE ARACATI E DE RUSSAS, SIARÁ GRANDE - 1720/1820. CENTÚRIAS - Revista Eletrônica de História, Limoeiro do Norte, v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/centurias/article/view/10248. Acesso em: 22 dez. 2024.