O QUE CONSTITUI O POBRE DE DIREITA?

Autores

Resumo

Como fio condutor, elegemos a indagação, como chave de leitura da obra resenhada, “o que constitui o pobre de direita?”, no livro do sociólogo brasileiro, Jessé Souza. A obra é composta por quatro capítulos mais prefácio, introdução e conclusão, ao longo do mesmo, Jessé Souza, caracteriza, quem seria este pobre de direita, ou seja, aqueles, segundo o autor, que teriam em eleições como de Jair Messias Bolsonaro (2018-2022), votado na chamada extrema direita, e, portanto, contra seus próprios interesses.

Biografia do Autor

Ivaneide Barbosa Ulisses, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Docente do curso de História da Universidade Estadual do Ceará - UECE, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM. Pós-doutoranda na Universidade Federal do Ceará - UFC.

Referências

SOUZA, Jessé. O pobre de direita. A vingança dos bastardos. O que explica a adesão dos ressentidos à extrema direita? Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2025.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

CHAUÍ, Marilena. Sobre Violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2024.

LOUIS, Édouard. O desabamento. São Paulo: Todavia, coleção Tag, 2025.

SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.

Downloads

Publicado

2025-10-08

Como Citar

BARBOSA ULISSES, I. O QUE CONSTITUI O POBRE DE DIREITA?. CENTÚRIAS - Revista Eletrônica de História, Limoeiro do Norte, v. 3, n. 6, p. 136–141, 2025. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/centurias/article/view/16392. Acesso em: 5 dez. 2025.