OS GRANDES E OS MUITOS
DOI:
https://doi.org/10.52521/rc.v2i4.13138Palavras-chave:
Politica, Grandes, Povo, Muitos, MaquiavelResumo
O presente artigo possui como objeto os atores determinantes da política a partir da perspectiva de Maquiavel, isto é, os grandes e os muitos. Eles são aqui analisados não pelo que eles são segundo o florentino, vale notar, desejos, mas por aquilo que os leva a ser o que são. A respeito deste ângulo de exame pouco explorado, o que se pretende é sobretudo assinalar balizas e considerações, mais que extrair conclusões cabais. Nesse sentido, dividimos o texto em três partes. Na primeira, foco minha reflexão na relação entre os termos vocabulares utilizados e o fato de eles indicarem dois tipos de medidas de força ou de grandeza, o que demonstro com passagens dos Discursos e d’O Príncipe. Na segunda parte, considero a formação histórica e social de Roma e de Florença, apontada na obra maquiaveliana, para indicar o quanto a aplicação dos conceitos de grandes e muitos se torna problemática, em especial na História de Florença, haja vista que ali se explicita como a aplicação destes termos, por analogia, permite a insurgência da exceção e da diferença. Na última parte, sem responder às dúvidas, teço novas considerações e lanço outras questões para o problema colocado.
Referências
DIACCIATI, Silvia; GUALITIERI, Piero; PAOLI, Maria Pia. A proposito di: A History of Florence. 1200-1575 di John Najemy. Interventi di Silvia Diacciati, Piero Gualtieri, Maria Pia Paoli. In: Annali di Storia di Firenze, V (2010). Disponível em: http://www.dssg.unifi.it/SDF/annali/annali2010.htm. Consultado em maio de 2024.
FAINI, Enrico, Il gruppo dirigente fiorentino dell’età consolare, in «Achivio storico italiano», CLXII (2004), pp. 199-231.
KLAPISCH-ZUBER, Christiane, « Les acteurs politiques de la Florence communale (1350-1430) », in : Florence et la Toscane XIVe-XIXe siècles. Les dynamiques d’un État italien, Jean Boutier, Sandro Landi, Olivier Rouchon (dirs.), Rennes 2004, pp. 217-239.
MACHIAVELLI. Discorsi sopra la Prima Deca di Tito Livio. Introduzione di Gennaro Sasso. Premessa al testo e note di Giorgio Inglese. Nona edizione. Milano: BUR, 2013.
MAQUIAVEL. Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio. Tradução de MF. Revisão técnica de Patrícia Fontoura Aranovich. Edição de texto de Karina Jannini. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
MAQUIAVEL. História de Florença. Trad. MF. Revisão técnica: Patrícia Fontoura Aranovich. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
MAQUIAVEL. O Príncipe. Tradução de Maria Júlia Goldwasser. Revisão da tradução de Zelia de Almeida Cardoso. Revisão técnica e glossário de Patrícia Fontoura Aranovich. 4ª ed. São Paulo: Ed. WMF, 2010.
SASSO, Gennaro. “Introduzione”. In: MACHIAVELLI, Discorsi sopra la prima Deca di Tito Livio. Italia: BUR, 2013.
VILLANI, Giovanni. Cronica. Italia: Letteratura Italiana Einaudi, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Patricia Fontoura Aranovich
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.