A escrita de si em Por onde andou meu coração, de Maria Helena Cardoso
Palavras-chave:
Maria Helena Cardoso, Memórias, Pacto autobiográfico, MulherResumo
Publicado em 1967, Por onde andou meu coração é o primeiro livro de Maria Helena Cardoso (1903-1994), em que a autora resgata pela memória o seu passado, de onde se destacam a sua infância, a força e o trabalho das mulheres da família, os costumes das pequenas cidades, as viagens de mudança, as vivências de amor, amizade e morte, além de alguns períodos da história política do Brasil e do mundo. Este estudo pretende analisar a construção da obra como uma escrita de si, que ocupa um espaço híbrido entre a Literatura e a autobiografia, considerando especialmente as figuras femininas como personagens emblemáticas compostas do ponto de vista da narradora. Com base em conceitos fundamentais do gênero memorialístico, como o de pacto autobiográfico proposto por Lejeune (2008), e na concepção de Benjamin (2012) sobre o narrador primordial, são examinados alguns aspectos temáticos e formais responsáveis pela confluência entre vida e ficção, que fazem deste livro uma das grandes realizações do memorialismo brasileiro.
Referências
AYALA, Walmir. A história desse livro começa numa remota tarde de 1960, no Jardim Botânico. In: CARDOSO, Maria Helena. Por onde andou meu coração. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968.
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. de Sérgio Paulo Rouanet. 8. ed. rev. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras Escolhidas v. 1)
CARDOSO, Maria Helena. Por onde andou meu coração. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Organização de Jovita Maria Gerheim Noronha. Trad. de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
LIMA, Denise Noronha. Memória, História e Arte em Por onde andou meu coração. Dissertação de Mestrado em Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002.
MEIRELES, Cecília. Viagem. In: Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.
ZAGURY, Eliane. A escrita do eu. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Denise Noronha Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.