EMBRAPA, INPI E QUEIJARIBE

FORMAÇÃO E DIRETRIZES PARA A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO QUEIJO COALHO DE JAGUARIBE

Autores

Palavras-chave:

Instituições, Queijo coalho, Objeto patrimonial

Resumo

A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foi instituída pela Lei 5.851, de 7/12/1972, e seu estatuto decretado em 26/4/1973, estando ligada ao Ministério da Agricultura (MAPA). Dentre as suas finalidades destaca-se “promover, estimular, coordenar e executar atividades de pesquisa, com o objetivo de produzir conhecimentos e tecnologias para o país” e “dar apoio técnico e administrativo a órgãos do Poder Executivo, com atribuições de formulação, orientação e coordenação das políticas de ciência e tecnologia no setor agrícola” . Nesse sentido, ela é destaque, no caso do queijo jaguaribano. Este trabalho é um recorte do segundo capítulo da tese de doutorado, intitulada “Consumo da tradição: a inserção do Queijo Coalho de Jaguaribe (Ceará) no mercado de produtos artesanais (1970-2010)”. Em âmbito geral procuramos entender o processo no qual produtores de queijo artesanal do município de Jaguaribe–CE, passaram/passam, desde as últimas décadas do século XX, em busca de adaptar suas produções às chamadas “Boas Práticas de Fabricação”, e como utilizaram/utilizam a perspectiva da ”patrimonialização” do “saber-fazer” como elemento distintivo no mercado dos produtos artesanais.

Biografia do Autor

Ivaneide Barbosa Ulisses, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1998); Mestrado em História pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é docente do curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM-UECE). Coordenadora do Subprojeto Residência Pedagógica do curso de História da Fafidam.

Downloads

Publicado

2023-03-08

Como Citar

ULISSES, I. B. EMBRAPA, INPI E QUEIJARIBE: FORMAÇÃO E DIRETRIZES PARA A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO QUEIJO COALHO DE JAGUARIBE. CENTÚRIAS - Revista Eletrônica de História, Limoeiro do Norte, v. 1, n. 2, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/centurias/article/view/10289. Acesso em: 26 abr. 2024.