ESTILIZAÇÕES DE ELEMENTOS DA ARTE ANTIGA GREGA EM TÚMULOS DO CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA GUIA DE MORADA NOVA (1930-1950)

Autores

Palavras-chave:

Cemitério, Arte antiga grega, Estilização da arte antiga grega

Resumo

A partir de fins do século XVIII, a sociedade europeia demonstra um forte interesse pela arte antiga, em especial pelas orientações greco-romana e egípcia. O referido gosto teve início depois das descobertas arqueológicas ocorridas naquele século, sobretudo após as expedições de Napoleão Bonaparte ao Egito, iniciada em fins dos setecentos, período em que a Europa teve maior contanto com as referências artísticas dos egípcios, assim como as de gregos e romanos. Mencionados referenciais artísticos influenciaram a cultura europeia, manifestando-se em vários segmentos da arte desse continente, dentre eles, a arquitetura funerária. O cemitério Nossa Senhora da Guia de Morada Nova - CE contém túmulos construídos entre os anos de 1930 a 1950, que apresentam em sua composição elementos da arte antiga grega. O período se destaca por se encontrar numa época em que se intensificou a moda de se usar modelos de túmulos inspirados na arte antiga e por fomentar economicamente a região do Vale do Jaguaribe – CE, desencadeada pela valorização no mercado internacional da cera de carnaúba. Com base no levantamento e estudo dos túmulos, buscou-se os sentidos que assumem os motivos artísticos gregos no conjunto dos sepulcros. Como resultado da investigação, foi possível inferir que, no Nossa Senhora da Guia, existem jazigos que contêm, em seu conjunto, colunas gregas de ordem jônica, evidências que nos remetem a elementos de inspiração da arte antiga grega.

Biografia do Autor

Hávner Girão de Moura Chagas, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

Mestrando do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN. Graduado em História pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE-CE) e Especialista em Ensino de História pela Faculdade Futura (Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia de Votuporanga - SP).

Downloads

Publicado

2023-03-08

Como Citar

CHAGAS, H. G. de M. ESTILIZAÇÕES DE ELEMENTOS DA ARTE ANTIGA GREGA EM TÚMULOS DO CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA GUIA DE MORADA NOVA (1930-1950). CENTÚRIAS - Revista Eletrônica de História, Limoeiro do Norte, v. 1, n. 2, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/centurias/article/view/10287. Acesso em: 21 jul. 2024.