GRUPOS POLÍTICOS E COLÉGIO ELEITORAL

MUDANÇAS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE-CE NA DÉCADA DE 1950

Autores

Palavras-chave:

Limoeiro do Norte, Grupos políticos, Colégio eleitoral

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar a importância da década de 1950 para o município de Limoeiro do Norte, do estado do Ceará, uma vez que nesse período ocorreram mudanças que desconfiguraram a política local, com desdobramentos na microrregião do Baixo Jaguaribe, da qual Limoeiro do Norte faz parte, sendo elas: a vitória de Sabino Roberto na eleição de 1954, primeiro prefeito eleito com o apoio do grupo dos Oliveiras, quebrando uma hegemonia do grupo dos Chaves que durava mais de 80 anos no executivo de Limoeiro do Norte; e a emancipação dos distritos de Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe e Alto Santo no ano de 1957, que até então pertenciam ao município de Limoeiro do Norte, fato que fragmentou não só o território, mas também as lideranças, grupos políticos e a população/colégio eleitoral. Para isso, este trabalho privilegiou os esforços do italiano Antonio Gramsci, especialmente pelo seu conceito de “grupos dirigentes” ou “classe dirigente”.

Biografia do Autor

Ercílio Henrique de Lima Gadelha

Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, campus de Limoeiro do Norte - Ce, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM (2014 - 2018). Foi bolsista do PET de História na graduação. É mestre em História, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2019 - 2021), onde também foi bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

2023-03-08

Como Citar

GADELHA, E. H. de L. GRUPOS POLÍTICOS E COLÉGIO ELEITORAL: MUDANÇAS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE-CE NA DÉCADA DE 1950. CENTÚRIAS - Revista Eletrônica de História, Limoeiro do Norte, v. 1, n. 2, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/centurias/article/view/10285. Acesso em: 29 mar. 2024.