A Educação entre a utopia e a ciência
Palavras-chave:
Utopia. Falsificacionismo. Projeto Pedagógico.Resumo
Não seria exagerado afirmar que o pensamento utópico no campo pedagógico é tão antigo quanto este o é no campo político, vide a República de Platão. Pretende-se elencar alguns argumentos que explicitem ao mesmo tempo a atração de muitas teorias pedagógicas pela forma de pensamento utópico e as implicações que este tipo de pensamento pode produzir, tanto do ponto de vista teórico, quanto do ponto de vista social. Partindo da leitura de Karl Popper e Comte-Sponville, categorizamos as implicações do pensamento utópico em suas consequências antropológicas e epistemológicas. Terminamos por concluir que o preço desta atração para o campo da educação pode ser a impossibilidade da ciência, o atraso na solução gradual de problemas pontuais, e o embargo da democracia.
Referências
COMTE-SPONVILLE, André. Tratado do desepero e da beatitude. Martins Fontes: São Paulo, 2006.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Rio de Janeiro: Vozes, 1988.
FREIRE, Paulo. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.).O educador: vida e morte. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, p.89-101, 1982.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
PESSOA, Fernando. Livro do desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. São Paulo, SP: Companhia de Bolso, 2010.
POPPER, Karl. A sociedade aberta e seus inimigos. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Ed. da Univ. de São Paulo, 1974. 2v.
POPPER, Karl. Conjecturas e refutações. Brasília: UNB, 1972.
POPPER, Karl. Textos escolhidos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.
POPPER, Karl. “Utopia e violência”. In: O racionalismo crítico na política. Coletânea de ensaios. UNB, 1981. P. 3-12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Britto de Souza, Vicente Thiago Freire Brazil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.