A Educação entre a utopia e a ciência

Autores

  • Rafael Britto de Souza Universidade Federal do Ceará - UFC. Universidade Estadual do Ceará - UECE. Universidade de Fortaleza- UNIFOR.
  • Vicente Thiago Freire Brazil Universidade Estadual do Ceará - UECE. Universidade Federal do Ceará - UFC.

Palavras-chave:

Utopia. Falsificacionismo. Projeto Pedagógico.

Resumo

Não seria exagerado afirmar que o pensamento utópico no campo pedagógico é tão antigo quanto este o é no campo político, vide a República de Platão. Pretende-se elencar alguns argumentos que explicitem ao mesmo tempo a atração de muitas teorias pedagógicas pela forma de pensamento utópico e as implicações que este tipo de pensamento pode produzir, tanto do ponto de vista teórico, quanto do ponto de vista social. Partindo da leitura de Karl Popper e Comte-Sponville, categorizamos as implicações do pensamento utópico em suas consequências antropológicas e epistemológicas. Terminamos por concluir que o preço desta atração para o campo da educação pode ser a impossibilidade da ciência, o atraso na solução gradual de problemas pontuais, e o embargo da democracia.

 

Biografia do Autor

Rafael Britto de Souza, Universidade Federal do Ceará - UFC. Universidade Estadual do Ceará - UECE. Universidade de Fortaleza- UNIFOR.

Professor Assistente da UECE. Doutor em Avaliação Educacional pela UFC (2018). Possui graduação em Psicologia pela Unifor (2011) e graduação em Pedagogia pela UFC (2003). Possui mestrado em Filosofia pela UECE (2007) e mestrado em Psicologia pela UFC (2008). Atuando principalmente nos seguintes temas: pragmatismo, epistemologia, behaviorismo, estereótipos, identidade e psicologia social experimental. E-mail: rafael.britto@uece.br.

Vicente Thiago Freire Brazil, Universidade Estadual do Ceará - UECE. Universidade Federal do Ceará - UFC.

Professor Assistente da UECE. Doutor em Filosofia pela UFC. Desenvolve pesquisas na área da Filosofia da Educação, em Filosofia Antiga, Ensino de Filosofia e Filosofia da Religião. E-mail: vicente.brazil@uece.br.

Referências

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

de Souza, R. B., & Brazil, V. T. F. (2024). A Educação entre a utopia e a ciência. Occursus - Revista De Filosofia, 4(2 - Jul./Dez.), 100–109. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13968