Uma proposta metodológica de ensino à luz de Matthew Lipman: o ato de pensar das crianças por meio de um processo de intervenção

Autores

  • Caroliny Santos Lima Universidade Federal do Maranhão - UFMA - Grajau/Campus VI
  • George Ribeiro Costa Homem Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Instituto Federal do Maranhão - IFMA-Campus Alcântara
  • Rita de Cassia Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Filosofia. Crianças. Pensar filosófico.

Resumo

O presente estudo aborda a extensão da filosofia para crianças a partir do entendimento que é um espaço ideal para o desenvolvimento de investigações filosóficas. Esse trabalho é fruto de uma pesquisa que nasce no Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Para alcançarmos essa dimensão, objetivamos construir uma proposta metodológica de ensino de Filosofia para crianças à luz de Matthew Lipman na perspectiva de formar um estudante que desenvolva uma educação para o pensar. Seguindo essa delimitação, a pesquisa caracterizou-se como intervenção por utilizar passos metodológicos da pesquisa-ação tendo como alcance uma escola pública municipal.

 

Biografia do Autor

Caroliny Santos Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA - Grajau/Campus VI

Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas - GRAJAU/CAMPUS VI. Atua na área de Educação, Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação. Estudos Pedagógicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia para Crianças, Relações Étnico Raciais, Educação para a diversidade, O pensar na Educação Infantil. E-mail: karol.lay@hotmail.com.

 

George Ribeiro Costa Homem, Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Instituto Federal do Maranhão - IFMA-Campus Alcântara

Mestre em Educação e Gestão do Ensino da Educação Básica – UFMA. Professor de Filosofia, Ética no IFMA-Campus Alcântara. Experiência na área de Filosofia, com ênfase em METODOLOGIA CIENTÍFICA e ÉTICA.E-mail: george.homem@ifma.edu.br.

Rita de Cassia Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada I da Universidade Federal do Maranhão. Membro do GT Hermenêutica da Associação de Pós Graduação em Filosofia – ANPOF. E-mail: rcoliveira30@yahoo.com.br

 

Referências

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

Santos Lima, C., Costa Homem, G. R., & Oliveira, R. de C. (2024). Uma proposta metodológica de ensino à luz de Matthew Lipman: o ato de pensar das crianças por meio de um processo de intervenção . Occursus - Revista De Filosofia, 4(2 - Jul./Dez.), 60–76. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13811