Uma proposta metodológica de ensino à luz de Matthew Lipman: o ato de pensar das crianças por meio de um processo de intervenção
Palavras-chave:
Filosofia. Crianças. Pensar filosófico.Resumo
O presente estudo aborda a extensão da filosofia para crianças a partir do entendimento que é um espaço ideal para o desenvolvimento de investigações filosóficas. Esse trabalho é fruto de uma pesquisa que nasce no Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Para alcançarmos essa dimensão, objetivamos construir uma proposta metodológica de ensino de Filosofia para crianças à luz de Matthew Lipman na perspectiva de formar um estudante que desenvolva uma educação para o pensar. Seguindo essa delimitação, a pesquisa caracterizou-se como intervenção por utilizar passos metodológicos da pesquisa-ação tendo como alcance uma escola pública municipal.
Referências
FARIA, Ana Lúcia G. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia infantil. In: FARIA, Ana Lúcia G. e PALHARES, Mariana (orgs). Educação infantil pós – LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores associados, 4ª edição, 2003, p.067-100.
GOBBI, M. Desenho infantil e oralidade: instrumentos para pesquisas com crianças pequenas. In: A.L.G. FARIA; Z.B.F. DEMARTINI; P.D. PRADO (orgs.), Por uma cultura da infância: Metodologias de pesquisa com crianças, 2ª ed., Campinas, Autores Associados, 2005. p. 67-92.
GRAUE, Maria Elizabeth; WALSH, Daniel. Investigação etnográfica com crianças: teoria, método e ética. Trad. Ana Maria Chaves. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
KOHAN, Walter Omar. Sócrates e a Educação: o enigma da Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
LIPMAN, Matthew. A filosofia na sala de aula. Trad. Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
MURARO, Darcísio Natal. A educação filosófica: fundamentos e metodologia. Curitiba: IFEP, 2012.
VYGOTSKY, L.S. VYGOTSKY, L.S. La imaginación y el arte enlainfancia. 4. ed., Madrid, Akal, 1998, 127 p.
VYGOTSKY, L.S. VYGOTSKY, L.S. Manuscrito de 1929.Educação e Sociedade, 2001.
VYGOTSKY, L.S. VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, L.S. VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. 2.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caroliny Santos Lima, George Ribeiro Costa Homem, Rita de Cassia Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.