“Sequência”, de Guimarães Rosa: a viagem do ser no ser-tão.

Autores

  • Fabrício Lemos da Costa Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

“Sequência”. Primeiras Estórias. Guimarães Rosa. Viagem. Ser.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a transformação do Ser no conto “Sequência”, décima narrativa, do livro Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa. A transformação do Ser dá-se no cotidiano dos Gerais, em um fato banal, a fuga de uma vaca, e a viagem do sujeito que a persegue pelo Ser-tão. A viagem transformadora recoloca o homem em um novo plano, o qual tem como valor simbólico a passagem do rio e suas modificações, numa espécie de necessária transferência de experiências, que são assimiladas ao decorrer das andanças. “Sequência” coloca o homem em movimento, isto é, em processo de conhecimento e procura na geografia que o projeta para uma dimensão existencial humana, onde é possível filosoficamente conhecer-se.

Biografia do Autor

Fabrício Lemos da Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduado e Licenciado em Letras-Língua Portuguesa pela UFPA-PA, Especialista em Produção de Material Didático e Formação de Leitores para a EJA pela UNIFAP-AP, Graduando em Filosofia pela UEAP-AP. E-mail: fabricio.lemos1987@yahoo.com.br.

Referências

COUTINHO, Eduardo F. Grande Sertão: Veredas. Travessias. São Paulo: Realizações Editora, 2013.

CUNHA. Betina R. R da. Um tecelão ancestral: Guimarães Rosa e o discurso mítico. São Paulo: ANNABLUME; Belo Horizonte: FAPEMIG; Araxá, UNIARAXÁ, 2009.

HERÁCLITO. In: Os Filósofos Pré-Socráticos. Organização de Gerd. A. Bornheim. São Paulo: Cultrix, 1998, pp. 35-46.

HEIDEGGER. Martin. A Caminho da Linguagem. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. 5 ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2011.

Ser e Tempo. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback e Posfácio Emmanuel Carneiro Leão. 5.ed. . Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2011.

JAUSS, Hans Robert. A História da Literatura como Provocação à Teoria Literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Editora Ática, 1994.

LIMA, Luiz Costa. Por que literatura. Petrópolis: Vozes, 1969.

NUNES, Benedito. Heidegger. Organização e Apresentação de Victor Sales Pinheiro. São Paulo: Edições Loyola, 2017.

Bichos, Plantas e Malucos no Sertão rosiano. In: NUNES, Benedito. A Rosa o que é de Rosa: Literatura e Filosofia em Guimarães Rosa. Victor Sales Pinheiro (Org.). Rio de Janeiro: DIFEL, 2013, pp.279-297.

“A viagem”. In: O dorso do tigre. Posfácio de Affonso Ávilla. São Paulo: Editora 34, pp. 167- 172.

ROSA, João Guimarães. Ave, Palavra. 6ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

Downloads

Publicado

2024-07-19

Como Citar

Costa, F. L. da. (2024). “Sequência”, de Guimarães Rosa: a viagem do ser no ser-tão. Occursus - Revista De Filosofia, 3(2 - Jul./Dez.), 70–80. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13396

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)