Filosofia e crítica literária: encontros e tensões

Autores

  • Sílvio Augusto de Oliveira Holanda Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Fabrício Lemos da Costa Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

Literatura. Filosofia. Crítica Literária. Tensão. Encontro.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo refletir sobre encontros e tensões entre a filosofia e a crítica literária. Para a filosofia. conceitos gerais são evidenciados. dessa forma. textos literários colocam-se como ilustração ou exemplos de questões conceituais do filósofo. como ocorre na abordagem em relação ao amor. a virtude. a eloquência. a imitação artística e o belo. por exemplo. Por outro lado. da crítica literária. espera-se uma análise particular da obra literária. colocando-a sempre em primeiro plano. mesmo utilizando-se. muitas vezes. de conceitos filosóficos para melhor interpretar o texto. Na relação entre a filosofia e a literatura. o geral e o particular são pontos de tensões. porque a literatura utiliza-se da filosofia. enquanto que esta última faz o mesmo.

Biografia do Autor

Sílvio Augusto de Oliveira Holanda, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Letras (Português/Francês) pela Universidade Federal do Pará (1990). mestrado em Letras/Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (1994). doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Estudos Românicos pela Universidade de Lisboa (2007). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Pará. tendo sido coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras (2009-2011) da referida instituição. Desde 2001. é membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA. Dirige a Faculdade de Letras (2017-2019) da UFPA. Tem experiência na área de Letras. atuando principalmente nos seguintes temas: Guimarães Rosa. Literatura brasileira. literatura da Amazônia e recepção crítica.

Fabrício Lemos da Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2012) e Especialização em Produção de Material Didático e Formação de Mediadores de Leitura para EJA pela Universidade Federal do Amapá (2016). Mestrando em Letras- Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará.

 

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica. In: Os Pensadores. Trad. Vincenzo Coceo. São Paulo: Editora Victor Civita. 1984. pp. 08-43.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Os Pensadores. Trad. Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Editora Victor Civita. 1984. pp.44-236.

ARISTÓTELES. Poética. In: Os Pensadores. Trad. Eudoro de Souza. São Paulo: Editora Victor Civita. 1984. pp.237-269.

BURKE. Kenneth. Psicologia e forma. In: Teoria da forma literária. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix. 1969. pp. 42-56.

CHKLOVSKI. V. A arte como procedimento. In: Teoria da Literatura: formalistas russos. Trad. Ana Mariza Ribeiro Filipouski et alii. 2. ed. Porto Alegre: Globo. 1976. pp. 39-56.

FREUD. Sigmund. Dostoiévski e o parricídio. In: Obras completas. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras. 2014. v. 17. p. 338-362.

HEIDEGGER. Martin. A caminho da linguagem. Trad. Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes. 2011.

HOMERO. Ilíada. Trad. Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. 2015.

PLATÃO. Fedro ou da Beleza. Trad. Pinharanda Gomes. Lisboa: Guimarães Editores. 2000.

PLATÃO. A República. Trad. Carlos Alberto Nunes. 3ª.ed. Belém: EDUFPA. 2000.

PIQUER. David Viñas. Historia de la crítica literaria. Barcelona: Ariel. 2002.

PAVIANI. Jayme. Traços filosóficos e literários nos textos. In: Filosofia e Literatura: uma relação transacional. Organização de Luiz Rohden e Cecília Pires. Ijuí: Editora Unijuí. 2009. pp. 61-75.

ROSA. Guimarães. Tutameia (Terceiras Estórias). 10ª ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. 2017.

SARTRE. Jean-Paul. O que é a literatura?. Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática. 2004.

SCHILLER. Friedrich. Do Sublime ao Trágico. Tradução de Pedro Süssekind e Vladimir Vieira. Belo Horizonte: Autêntica. 2011.

WELLEK. René. Conceitos de Crítica. Tradução de Oscar Mendes. São Paulo: Editora Cultrix. 1970.

Downloads

Publicado

2024-09-04

Como Citar

Holanda, S. A. de O., & Costa, F. L. da. (2024). Filosofia e crítica literária: encontros e tensões . Occursus - Revista De Filosofia, 4(1 - Jan./Jun.), 161–173. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13877