A imagem cinematográfica no ensino de filosofia
Palavras-chave:
Filosofia. Cinema. Imagem. Movimento. Tempo.Resumo
Com esse artigo, busca-se determinar a utilização da imagem cinematográfica nas classes escolares, bem como as problematizações de caráter metodológico, teórico e epistemológico, defrontados pelos docentes de Filosofia do Ensino Médio, quando fazem uso desses recursos audiovisuais. Dessa forma, este trabalho destaca a relevância das imagens do cinema à construção dos saberes de Filosofia, já que esta disciplina se tornou obrigatória nas grades de ensino de todas as instituições escolares do país, e que por meio dela jovens podem ter a possibilidade de relacionar-se com os aspectos filosóficos do pensamento.
Referências
GALUCHO, I. E-Dicionário de termos literários de Carlos Ceia. 2009.
KUL-WANT, Christopher. Entendendo SlavojZizek: um guia ilustrado. Tradução: Adriana de Oliveira. São Paulo: Leya, 2012.
OLIVEIRA, R.A. DzigaVertov: um cineasta e sua revolução particular. Revista online RUA – Revista Universitária do Audiovisual (UFSCar), 2012.
PAIVA, Milena Leite. Revista de laasociación argentina de estudos de cine y audiovisual. Imagofagia, 2014.
PRESTES, M. E. B; OLIVEIRA, P; JENSEN, G. M. As origens da classificação de plantas de Carl vonLinné no ensino de biologia. Filosofia e história da biologia. Ribeirão Preto – SP, 2009.
SGANZERLA, Rogério. O bandido da luz vermelha. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.
XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
ZIZEK, Slavoj. Um mapa da ideologia. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996
ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Tradução: André Telles. Rio de Janeiro: São Paulo: Relume Dumará, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco Fabrício da Cunha Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.