Uma relação entre a redenção no Zaratustra de Nietzsche com a conversão e a salvação em Foucault

Autores

  • Leonardo Souza dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Friedrich Nietzsche. Michel Foucault. Cuidado de si Redenção. Salvação.

Resumo

No curso A hermenêutica do sujeito (curso proferido em 1981-1982), Michel Foucault apresenta o cuidado que os filósofos romanos da Antiguidade Clássica ensinavam aos seus alunos a ter consigo mesmos e com os outros. Por outro lado, Friedrich Nietzsche escreve que se inspira nos romanos para os ensinamentos proferidos por Zaratustra aos seus alunos. Essa pesquisa apresenta conexões entre o cuidado de conversão a si mesmo e de salvação de si mesmo na cultura romana e o ensinamento de Zaratustra sobre a redenção, articulando o conceito proposto na filosofia de Friedrich Nietzsche e o conceito ensinado por Michel Foucault. 

Biografia do Autor

Leonardo Souza dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Música (habilitação em piano) pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) em 2016 com monografia sobre a relação entre música e Espinosa. Bacharelado e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 2019. Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano em 2020. Email para contato: llleonardodossantos@gmail.com.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O uso dos corpos. Tradução por: Selvino Assmann. São Paulo: Boitempo, 2017.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Tradução por: Mariana de Toledo Barbosa e Ovídio de Abreu Filho. São Paulo: N-1, 2018.

Foucault, Michel. A hermenêutica do sujeito. Tradução por: Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 3a ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

Foucault, Michel. Ditos e escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Tradução por: Elisa Monteiro. 2a Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

Nietzsche, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução por: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2011.

Nietzsche, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos: ou como se filosofa com o martelo. Tradução por: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de bolso, 2017.

VEYNE, Paul. Foucault: o pensamento, a pessoa. Tradução por: Luís Lima. Lisboa: Texto & Grafia, 2009.

Downloads

Publicado

2024-08-16

Como Citar

Souza dos Santos, L. (2024). Uma relação entre a redenção no Zaratustra de Nietzsche com a conversão e a salvação em Foucault. Occursus - Revista De Filosofia, 8(2 - Jul./Dez.), 109–118. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/10849