O Método Jacotot e a crítica à sociedade pedagogizante na obra de Jacques Rancière: "O Mestre Ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual"

Autores/as

  • Fernando Fagundes Marques Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

Mito Pedagógico, Ensino Universal, Emancipação Intelectual, Igualdade de Inteligência, Método Jacotot

Resumen

À luz da obra do filósofo Jacques Rancière, intitulada, O mestre ignorante, este trabalho pretende expor o método do “extravagante” pedagogo francês Joseph Jacotot, que revolucionou a Europa, no início do século XIX, ao proclamar a palavra de ordem da emancipação intelectual do educando: “todos os homens têm igual inteligência”. O pedagogo critica o que chama de “sociedade pedagogizada”, afirmando que esta, longe de realizar a tarefa atribuída ao ensino “de reduzir tanto quanto possível a desigualdade social, reduzindo a distância entre ignorantes e o saber”, só faz ampliar esse abismo ao reproduzir incessantemente técnicas pedagógicas que eternizam a desigualdade de inteligências entre educadores e educandos.

Biografía del autor/a

Fernando Fagundes Marques, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Licenciado em Filosofia e História pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Licenciado em Geografia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Especialização em Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Citas

AMARAL, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do. Jacques Rancière - escola, produção, igualdade. Pro-Posições, v. 29, n. 3 (88) set. /dez. 2018.

FARINA, Cynthia. Formação continuada e estética do descontínuo. arte contemporânea e professoras de arte, 2008.– IF-Sul. Disponível em: <http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20 PDF/GT24-6345--Int.pdf>. Acesso em 22 jan. 2021.

HONORATO, Aurélia Regina de Souza et al. Programa de formação continuada: reinventando a docência, 2018. Disponível em: <https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/311.pdf>. Acesso em 22 jan. 2021.

LOPES, Carlos Renato. Livro Didático e a Pedagogia do Mestre Ignorante. Trab. linguist. apl., Campinas , v. 54, n. 2, p. 223-243, Sept. 2015.

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lílian do Valle. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

VALLE, Lílian de Aragão Bastos do. O Mestre Ignorante e outras Histórias sobre a Escola. Educ. Real., Porto Alegre , v. 44, n. 4, e90064, 2019.

Publicado

2024-06-22

Cómo citar

Fagundes Marques, F. (2024). O Método Jacotot e a crítica à sociedade pedagogizante na obra de Jacques Rancière: "O Mestre Ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual". Occursus - Revista De Filosofia, 7(2 - Jul./Dez.), 57–65. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/8174