Adorno e a audição regressiva nos textos de Current of Music

Autores/as

  • Bruno Pimentel Franceschi Baraldo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palabras clave:

Theodor W. Adorno. Rádio. Indústria Cultural. Meios de comunicação de massa. Fetichismo na música.

Resumen

No âmbito da sua participação no Princeton Radio Research Project, Adorno refletiu acerca do impacto do rádio sobre a música e suas funções sociais. Publicadas apenas recentemente sob o título de Current of Music, suas reflexões de então permanecem pouco exploradas nas publicações brasileiras. Sendo assim, esse artigo pretende analisar algumas das diferentes categorias formuladas nos textos do período, tais como audição atomística, audição culinária, audição citacional, audição comercial e audição gustativa. Pretende-se mostrar como esses conceitos, empregados separadamente por Adorno, complementam uns aos outros na designação do modo perceptivo padrão da época, sintetizada como audição regressiva.

Biografía del autor/a

Bruno Pimentel Franceschi Baraldo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui Licenciatura em Matemática (2009), Bacharelado em Filosofia (2016) e Mestrado em Filosofia (2021), sempre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É doutorando pelo PPGFIL-UFRGS. Tem experiência no ensino de Matemática e Filosofia, tendo atuado, ao longo dos últimos anos, em diferentes níveis em instituições do Rio Grande do Sul.

Citas

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Publicado

2024-06-22

Cómo citar

Pimentel Franceschi Baraldo, B. (2024). Adorno e a audição regressiva nos textos de Current of Music. Occursus - Revista De Filosofia, 7(2 - Jul./Dez.), 23–37. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/5398