Uma Hermenêutica para a Educação no viés de Competências Democráticas

Autores/as

  • Clarice Rosa Machado Universidade Franciscana

Palabras clave:

Competências, Formação cidadã, humanidades

Resumen

O presente artigo tem como objetivo debater a função e o sentido da escola no processo formativo dos estudantes na atual conjuntura político-econômica do país. Para isso, será apresentado alguns elementos característicos da contemporaneidade, bem como a importância do ensino de humanidades para desafiar a mente para que ela se torne ativa e cuidadosamente crítica, em um mundo complexo, plural e interconectado, e consequentemente, para uma educação democrática. Neste segmento, conduz-se para as competências necessárias para a formação democrática em que se propõem a demonstrar um caminho para promover uma educação de qualidade que propicie uma formação integral do educando através de competências identificadas. O estudo consiste em uma abordagem teórico-conceitual, de caráter filosófico para a interpretação e compreensão da problemática a partir do horizonte da hermenêutica filosófica. 

Biografía del autor/a

Clarice Rosa Machado, Universidade Franciscana

Licenciada em Filosofia (2018) e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (2021) pela Universidade Franciscana com Bolsa PROSUC/CAPES. É especialista em Coordenação Pedagógica e em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela União Brasileira de Faculdades (2021). Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2024-06-22

Cómo citar

Machado, C. R. (2024). Uma Hermenêutica para a Educação no viés de Competências Democráticas. Occursus - Revista De Filosofia, 7(2 - Jul./Dez.), 39–47. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/3980