Uma Hermenêutica para a Educação no viés de Competências Democráticas
Keywords:
Competências, Formação cidadã, humanidadesAbstract
O presente artigo tem como objetivo debater a função e o sentido da escola no processo formativo dos estudantes na atual conjuntura político-econômica do país. Para isso, será apresentado alguns elementos característicos da contemporaneidade, bem como a importância do ensino de humanidades para desafiar a mente para que ela se torne ativa e cuidadosamente crítica, em um mundo complexo, plural e interconectado, e consequentemente, para uma educação democrática. Neste segmento, conduz-se para as competências necessárias para a formação democrática em que se propõem a demonstrar um caminho para promover uma educação de qualidade que propicie uma formação integral do educando através de competências identificadas. O estudo consiste em uma abordagem teórico-conceitual, de caráter filosófico para a interpretação e compreensão da problemática a partir do horizonte da hermenêutica filosófica.
References
ALMEIDA, Felipe Quintão; GOMES, Ivan Marcelo; BRACHT, Valter. Bauman & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
ANGELONI, Maria Terezinha. Comunicação nas organizações na era do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2010.
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: Educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BRASIL. Lei nº 4.024, de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm: acesso em: 16 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm: acesso em: 16 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm: acesso em: 16 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 16 jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular: educação é a base: Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192: acesso em: 27 dez. 2019.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Educação superior e os desafios da formação para a cidadania democrática. Revista Avaliação, São Paulo, v. 20, p. 123-142, 2015.
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11. ed. São Paulo: Ática, 2009.
GABRIEL, Martha. Você, eu e os robôs: pequeno manual do mundo digital. São Paulo: Atlas, 2018.
JONNAERT, Philippe; ETTAYEBI, Moussadak; DEFISE, Rosette. Currículo e competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 17. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
MACHADO, Clarice Rosa; GONÇALVES, Rita Cassia Sant’anna de Athayde. O Ensino de Filosofia e a Lógica no Ensino Médio. In: Seminário Internacional em Letras, 16; Seminário Internacional de Ensino em Humanidades e Linguagens, 1; Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA, 8, 2017, Santa Maria. Anais [...]. Santa Maria: Universidade Franciscana, 2017. v. 6. Disponível em: https://www.ufn.edu.br/eventos/maiseventos/Edicaoatual.aspx?qtd=7042: acesso em: 29 dez. 2019.
MARTINAZZO, Celso José; BARBOSA, Manuel Gonçalves; DRESCH, Oberson Isac. A educação escolar em um mundo complexo e multicultural. Ijuí: Unijuí, 2016.
MARTINAZZO, Celso José. A Filosofia e a Filosofia da Educação em Elo Recursivo. In: MARTINAZZO, Celso José; BARBOSA, Manuel Gonçalves; DRESCH, Oberson Isac. A educação escolar em um mundo complexo e multicultural. Ijuí: Unijuí, p. 45-66, 2016.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NUSSBAUM, Martha Craven. Crear capacidades: propuesta para el desarrollo humano. Barcelona: Paidós, 2012.
NUSSBAUM, Martha Craven. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SANTOS, Robinson. O problema da técnica e a crítica à tradição na ética de Hans Jonas. Revista Dissertatio, Pelotas, v. 30, p. 269-291, 2009.
SOFISTE, Juarez Gomes. Sócrates e o ensino da Filosofia: Investigação Dialógica: uma pedagogia para a docência de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2007.
THOMPSON, John Brookshire. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
ZANELLA, Diego Carlos. Democracia y humanidades: ¿uma relación de dependência? In: GIUSTI, Miguel. El conflito de las facultades: sobre la universidad y el sentido de las humanidades. Barecelona: Anthropos, p. 340-347, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1969 Clarice Rosa Machado
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.