Os labirintos da problematização na aprendizagem
Palabras clave:
Aprendizagem. Invenção. Labirinto. Problema. Reprodução.Resumen
O presente artigo consiste em descrever as concepções desenvolvidas na Educação, quanto a temática da aprendizagem por via da problematização. Para ilustrar essa descrição será usada a metáfora do labirinto e suas diferentes composições e saídas, para pensar a questão do problema. Abordagem que transitará por duas dimensões da aprendizagem: 1) Resolubilidade e reprodução, que, por um lado, transita pela transcendência platônica; e, por outro, pelo racionalismo moderno, resultando no conformismo da representação da identidade. 2) Invenção e produção, na perspectiva da educação conectada como pensamento da diferença, especificamente desenvolvido por Deleuze e Guattari, que consiste na produção de singularidades.
Citas
BRANDÃO, J. S. Mitologia Grega. Petrópolis: Vozes, 1986.
BULFINCH, Thomas. O Livro de Ouro da Mitologia (A Idade da Fábula) História de Deuses e Heróis. Trad. David Jardim Júnior. 26ª Edição. Ediouro 2006.
COLLI, Giogio, Nascimento da filosofia. Lisboa: Edições 70, 2010.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Trad. Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica.trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed.34, 2011.
Diferença e Repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
DELEUZE e GUATTARI, Mil Platôs, vol.1. Trad. Ana L. Oliveira, Aurélio G. Neto, Célia P. Costa. São Paulo: Ed.34, 2011(2ª edição).
ECO, Umberto. Pós-escrito a "O nome da Rosa. Trad. Letizia Zeni Antunes e Álvaro Lorencini. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
MONTFORT, Associação Cultural. Capítulo XI Tirésias reencontra Édipo. Periódico Eletrônico,SãoPaulo,25dejan.1994.
Disponívelem:<http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cadernos&subsecao=religiao&art igo=labirintos11(=obra> Acesso em: 19 out. 2019.
GALLO, S. Deleuze & a Educação, Belo Horizonte: Autentica, 2003.
GALLO,S. As múltiplas dimensões do aprender. Periódio Eletrônico, COEB,2012disponível:
http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/13_02_2012_10.54.50.a0ac 3b8a140676ef8ae0dbf32e662762.pdf (obra >acesso em 25 JUL.2017).
KASTRUP, V. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. Trad. Luiz Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marcos Ribeiro de Santana
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.