Os labirintos da problematização na aprendizagem

Autores/as

  • Marcos Ribeiro de Santana Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Palabras clave:

Aprendizagem. Invenção. Labirinto. Problema. Reprodução.

Resumen

O presente artigo consiste em descrever as concepções desenvolvidas na Educação, quanto a temática da aprendizagem por via da problematização. Para ilustrar essa descrição será usada a metáfora do labirinto e suas diferentes composições e saídas, para pensar a questão do problema. Abordagem que transitará por duas dimensões da aprendizagem: 1) Resolubilidade e reprodução, que, por um lado, transita pela transcendência platônica; e, por outro, pelo racionalismo moderno, resultando no conformismo da representação da identidade. 2) Invenção e produção, na perspectiva da educação conectada como pensamento da diferença, especificamente desenvolvido por Deleuze e Guattari, que consiste na produção de singularidades.

 

Biografía del autor/a

Marcos Ribeiro de Santana, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Doutorando do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Desenvolve pesquisas na área da Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia. E- mail: mrsantana01@yahoo.com.br.

 

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Publicado

2024-09-04

Cómo citar

de Santana, M. R. (2024). Os labirintos da problematização na aprendizagem. Occursus - Revista De Filosofia, 4(2 - Jul./Dez.), 110–130. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13986