A Educação entre a utopia e a ciência

Autores/as

  • Rafael Britto de Souza Universidade Federal do Ceará - UFC. Universidade Estadual do Ceará - UECE. Universidade de Fortaleza- UNIFOR.
  • Vicente Thiago Freire Brazil Universidade Estadual do Ceará - UECE. Universidade Federal do Ceará - UFC.

Palabras clave:

Utopia. Falsificacionismo. Projeto Pedagógico.

Resumen

Não seria exagerado afirmar que o pensamento utópico no campo pedagógico é tão antigo quanto este o é no campo político, vide a República de Platão. Pretende-se elencar alguns argumentos que explicitem ao mesmo tempo a atração de muitas teorias pedagógicas pela forma de pensamento utópico e as implicações que este tipo de pensamento pode produzir, tanto do ponto de vista teórico, quanto do ponto de vista social. Partindo da leitura de Karl Popper e Comte-Sponville, categorizamos as implicações do pensamento utópico em suas consequências antropológicas e epistemológicas. Terminamos por concluir que o preço desta atração para o campo da educação pode ser a impossibilidade da ciência, o atraso na solução gradual de problemas pontuais, e o embargo da democracia.

 

Biografía del autor/a

Rafael Britto de Souza, Universidade Federal do Ceará - UFC. Universidade Estadual do Ceará - UECE. Universidade de Fortaleza- UNIFOR.

Professor Assistente da UECE. Doutor em Avaliação Educacional pela UFC (2018). Possui graduação em Psicologia pela Unifor (2011) e graduação em Pedagogia pela UFC (2003). Possui mestrado em Filosofia pela UECE (2007) e mestrado em Psicologia pela UFC (2008). Atuando principalmente nos seguintes temas: pragmatismo, epistemologia, behaviorismo, estereótipos, identidade e psicologia social experimental. E-mail: rafael.britto@uece.br.

Vicente Thiago Freire Brazil, Universidade Estadual do Ceará - UECE. Universidade Federal do Ceará - UFC.

Professor Assistente da UECE. Doutor em Filosofia pela UFC. Desenvolve pesquisas na área da Filosofia da Educação, em Filosofia Antiga, Ensino de Filosofia e Filosofia da Religião. E-mail: vicente.brazil@uece.br.

Citas

COMTE-SPONVILLE, André. Tratado do desepero e da beatitude. Martins Fontes: São Paulo, 2006.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Rio de Janeiro: Vozes, 1988.

FREIRE, Paulo. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.).O educador: vida e morte. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, p.89-101, 1982.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

PESSOA, Fernando. Livro do desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. São Paulo, SP: Companhia de Bolso, 2010.

POPPER, Karl. A sociedade aberta e seus inimigos. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Ed. da Univ. de São Paulo, 1974. 2v.

POPPER, Karl. Conjecturas e refutações. Brasília: UNB, 1972.

POPPER, Karl. Textos escolhidos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

POPPER, Karl. “Utopia e violência”. In: O racionalismo crítico na política. Coletânea de ensaios. UNB, 1981. P. 3-12.

Publicado

2024-09-04

Cómo citar

de Souza, R. B., & Brazil, V. T. F. (2024). A Educação entre a utopia e a ciência. Occursus - Revista De Filosofia, 4(2 - Jul./Dez.), 100–109. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13968