Montaigne e os caminhos que desenvolvem uma cabeça bem formada
Palabras clave:
Cabeça bem formada. Ensaio. Educação. Preceptor. Formação moral.Resumen
O presente artigo tem por objetivo reconstruir e apresentar as ideias de Montaigne a respeito da educação partindo do ensaio Da educação das crianças. Contextualizando o gênero “ensaio” na filosofia de Montaigne, identificamos alguns valores implícitos presentes na sua argumentação sobre a educação. Apresentando suas críticas à pedagogia humanista escolástica, recuperamos duas noções fundamentais para sua reflexão sobre a educação: “cabeça bem formada” e “o comércio dos homens”. Mostrando que para Montaigne a formação se dá através da visitação do mundo, denota- se a função do professor e seus modos para conduzir seus alunos a desenvolver uma cabeça bem formada.
Citas
ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I: O ensaio como forma. Tradução e apresentação de Jorge M. B. de Almenida. São Paulo: Editora 34, 2003.
ANTUNES, Danielle. Da educação das crianças em Montaigne: uma ideia de formação humana. Tese (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
BURKE, Peter. Montaigne. Trad. Jaimir Conte. São Paulo: Loyola, 2006.
EVA, Luiz. A figura do filósofo. São Paulo: Loyola, 2007.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.
MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. Trad. Sérgio Milliet. 1ª ed. São Paulo: Abril S.A., 1972.
THEOBALDO, Maria Cristina. Sobre o “Da educação das crianças”: a nova maneira de Montaigne. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
STAROBINSKI, Jean. Montaigne em Movimento. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Matheus Passavante Amaral
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.