A importância do ensino de filosofia e da prática filosófica nas escolas para formação pedagógica e ética em Spinoza

Autores/as

  • Viviane Silveira Machado Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palabras clave:

Educação. Ética. Indivíduos. Filosofia. Spinoza.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo possibilitar uma reflexão aos leitores a partir do pensamento filosófico de Benedictus de Spinoza (1632-1677) sobre a importância do ensino de filosofia e da prática filosófica nas escolas para a formação ético-pedagógica dos indivíduos. Para a efetivação dessa investigação, será feita uma análise crítica das partes II e IV da obra póstuma Ética; além de outras obras do autor, comentadores e de autores que tratam sobre a riqueza da filosofia na educação. A filosofia de Spinoza apresenta-nos caminhos pertinentes para enfatizarmos sobre a sua inexorável importância para a formação ética dos indivíduos em sociedade.

Biografía del autor/a

Viviane Silveira Machado, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduanda em Filosofia licenciatura plena pela Universidade Estadual do Ceará- UECE; Bolsista de Iniciação Científica – IC-UECE; Membra do GT Benedictus de Spinoza – UECE; Membra do corpo editorial da Occursus - Revista de Filosofia da UECE; Professora Voluntária de Filosofia do Projeto Transpassando – UECE.  

Citas

ARISTÓTELES (384-322a.C) Metafísica. Tradução, textos adicionados e notas Edson Bini – 2. Ed. São Paulo: Edipro, 2012. (Série Clássicos Edipro).

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. – São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999 – (Encyclopaideia). p.459.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2009. (Ensino de Filosofia).

CHAUI, M Vida e Obra. In: SPINOZA, B. Espinosa. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (Col. Os Pensadores), p. VI.

COLL, César et all. Desenvolvimento Psicológico e Processos Educacionais. In: Desenvolvimento psicológico e educação. Vol. 1. César Coll, Jesús Palácios, Alvaro Marchesi (organizadores); Tradução: Marcos A. G. Domingues; Consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição: Francisco Franke Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

DANIEL, Marie-France. A filosofia e as crianças; Prefácio de Matthew Lipman; Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo-SP. Editora Nova Alexandria,2000.

FERRARI, Márcio. Anísio Teixeira, o inventor da escola pública no Brasil. Nova escola. 02 out. 2008. Disponível em:<https://novaescola.org.br/conteudo/1375/anisio-teixeira-o-inventor-da-escola-publica-no-brasil.> Acesso em: 26 abr.2020 .

GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de Filosofia: Uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LIMA, Francisca Juliana Barros Sousa. Esperança e liberdade na constituição do Estado em Benedictus de Spinoza. Pref. Emanuel Ângelo da Rocha Fragoso. – Fortaleza: EdUECE, 2016.

MORA, J.F. Dicionário de Filosofia. Tomo I. (A-D). Ed. Marcos Marcionílio. Trad. Maria Stela Gonçalves; Adail Sobral; Marcos Bagno; Nicolás Nyimi Campanário. Rev. Renato da Rocha Carlos. Edições Loyola. Ipiranga. São Paulo-SP. 2001.

MORA, J.F. Dicionário de Filosofia. Tomo II. (E-J). Ed. Marcos Marcionílio. Trad. Maria Stela Gonçalves; Adail Sobral; Marcos Bagno; Nicolás Nyimi Campanário. Rev. Renato da Rocha Carlos. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

MORA, J.F. Dicionário de Filosofia. Tomo III. (K-P). Ed. Marcos Marcionílio. Trad. Maria Stela Gonçalves; Adail Sobral; Marcos Bagno; Nicolás Nyimi Campanário. Rev. Renato da Rocha Carlos. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas-Sp: Autores Associados, 2008. – (Coleção educação contemporânea).

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução e notas de Tomaz Tadeu Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

SPINOZA, Benedictus de. 1632-1677. Tratado da emenda do intelecto. Tradução: Cristiano Novaes de Rezende – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015.

SPINOZA, Baruch de. Tratado Teológico-Político. 3ª ed. Lisboa: Casa da Moeda. Departamento Editorial da INCM, 2004.

RABENORT, William Louis, 1870-1938. Spinoza como educador. Pref. Juliana Merçon; introd. Trad. Brasileira Fernando Bonadia de Oliveira; tradução para o português GT Benedictus de Spinoza; coordenação Emanuel Ângelo da Rocha Fragoso / Francisca Juliana Barros Sousa Lima. – 1. Ed. Fortaleza: EdUECE, 2018.

Publicado

2024-07-15

Cómo citar

Machado, V. S. (2024). A importância do ensino de filosofia e da prática filosófica nas escolas para formação pedagógica e ética em Spinoza . Occursus - Revista De Filosofia, 5(1 - Jan./Jun.), 101–125. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13510