A importância do ensino de filosofia e da prática filosófica nas escolas para formação pedagógica e ética em Spinoza

Authors

  • Viviane Silveira Machado Universidade Estadual do Ceará - UECE

Keywords:

Educação. Ética. Indivíduos. Filosofia. Spinoza.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo possibilitar uma reflexão aos leitores a partir do pensamento filosófico de Benedictus de Spinoza (1632-1677) sobre a importância do ensino de filosofia e da prática filosófica nas escolas para a formação ético-pedagógica dos indivíduos. Para a efetivação dessa investigação, será feita uma análise crítica das partes II e IV da obra póstuma Ética; além de outras obras do autor, comentadores e de autores que tratam sobre a riqueza da filosofia na educação. A filosofia de Spinoza apresenta-nos caminhos pertinentes para enfatizarmos sobre a sua inexorável importância para a formação ética dos indivíduos em sociedade.

Author Biography

Viviane Silveira Machado, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduanda em Filosofia licenciatura plena pela Universidade Estadual do Ceará- UECE; Bolsista de Iniciação Científica – IC-UECE; Membra do GT Benedictus de Spinoza – UECE; Membra do corpo editorial da Occursus - Revista de Filosofia da UECE; Professora Voluntária de Filosofia do Projeto Transpassando – UECE.  

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Published

2024-07-15

How to Cite

Machado, V. S. (2024). A importância do ensino de filosofia e da prática filosófica nas escolas para formação pedagógica e ética em Spinoza . Occursus - Revista De Filosofia, 5(1 - Jan./Jun.), 101–125. Retrieved from https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13510