Filosofia e literatura: caminhos para o pensar e o aprender

Autores/as

  • Jéferson Luís Azeredo Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Sônia Martins de March Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC

Palabras clave:

Linguagem. Poemas. Livro Didático.

Resumen

Indo além da visão estritamente literária da poesia, este artigo busca trazer uma contribuição ao ensino de língua no que tange à análise de poemas, especialmente a partir da visão de linguagem poética do filósofo Martin Heidegger. A compreensão de Heidegger sobre linguagem poética se contrapõe à forma usual como ela vem sendo estudada nos livros didáticos de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, especificamente na Coleção Português Linguagens, de William Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães. Ao analisar a Coleção Português Linguagens em como trabalha os textos poéticos, percebe-se a predominância de um estudo formal dos poemas, utilizados como texto para o ensino da estrutura do poema.

Biografía del autor/a

Jéferson Luís Azeredo, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Estuda na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

Sônia Martins de March , Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC

Licenciada em Letras – UNESC.  

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Publicado

2024-07-09

Cómo citar

Azeredo, J. L., & March , S. M. de. (2024). Filosofia e literatura: caminhos para o pensar e o aprender. Occursus - Revista De Filosofia, 3(1 - Jan./Jun.), 42–59. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/12935