Educação moral e poesia no século XVIII britânico

Autores/as

  • Mariana Dias Pinheiro Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS

Palabras clave:

Educação moral. Poesia. Polidez. Blair. Addison.

Resumen

Pretende-se apresentar de que forma a considerada boa poesia do século XVIII britânico pode ser vista com o mesmo objetivo das morais práticas, isto é, o de refinar e polir os indivíduos. Para isso, seguiremos os seguintes passos: i. reconstruir o contexto que produziu essa concepção: a distinção entre civilização e barbárie, bem como a dificuldade de unificar o modo escrito e o oral e a preocupação com a supressão do ócio; ii. sublinhar a relevância de Milton, Shakespeare e Spenser para a poesia britânica setecentista; iii. apresentar os ideais a esse respeito que permeavam os textos de importantes filósofos.

Biografía del autor/a

Mariana Dias Pinheiro Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduanda do curso e filosofia da UFS, atualmente é bolsista CNPq em iniciação científica na pesquisa A ficção gótica como crítica da modernidade. Dedica-se, também, a pesquisa sobre a relação da linguagem e da mecânica na filosofia de Hobbes. É membro do grupo de pesquisa de Ética e Filosofia Política da UFS, organizadora e coautora do livro Entre o Mito e a Política.

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Publicado

2024-04-15

Cómo citar

Dias Pinheiro Santos, M. (2024). Educação moral e poesia no século XVIII britânico . Occursus - Revista De Filosofia, 6(1 - Jan./Jun.), 134–151. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/12920