A formação educacional do estado como fundamento do homem ético em Aristóteles

Autores/as

  • Diego Andrade Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Aristóteles. Ética. Indivíduo. Educação.

Resumen

O sistema filosófico de Aristóteles (384 a.C. a 347 a.C.) foi de grande importância para o Ocidente. Contudo, são poucas suas contribuições ao desenvolvimento de um sistema educacional diferente dos seus antecessores, Platão e Isócrates. Por causa dessa interpretação, muitos encontram dificuldades em observar um sistema pedagógico original no corpo aristotélico, e somente identificam uma continuidade das ideias de Platão. Todavia, Henri Marrou (1904–1977) identifica grande contribuição de Aristóteles à educação, ao atribuir ao legislador o ensino pedagógico da sociedade. Assim, este artigo defende a educação do estado como fundamento do homem ético em Aristóteles. 



Biografía del autor/a

Diego Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), bolsista voluntário do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), com o tema: biologia, mecanismo e geração vivípara do animal fêmea em Tomás de Aquino. Um dos membros fundadores da Liga Acadêmica Círculo de São Cristóvão.

Citas

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Publicado

2024-08-16

Cómo citar

Andrade, D. (2024). A formação educacional do estado como fundamento do homem ético em Aristóteles. Occursus - Revista De Filosofia, 8(2 - Jul./Dez.), 43–51. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/12275