O papel da ciência no marketing da indústria da beleza

Autores/as

  • Priscilla Rocha de Faria Colégio Pedro II

Palabras clave:

Ciência. Pseudociência. Publicidade. Filosofia da Ciência.

Resumen

Este breve artigo busca observar e mostrar como as diversas estratégias de publicidade que atuam na indústria da beleza podem moldar e espelhar os diferentes entendimentos sobre ciência que circulam no imaginário do senso comum, fazendo um breve percurso histórico sobre a força de convencimento da ciência, sua valorização e seu negacionismo.

Biografía del autor/a

Priscilla Rocha de Faria, Colégio Pedro II

Professora em formação cursando o oitavo período de Licenciatura em Filosofia no Colégio Pedro II, com previsão de conclusão para dezembro de 2024.  

Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/2594625322797223 

Citas

ABIHPEC. Corrente de comércio do setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos cresce 8,5% de janeiro a setembro de 2022. Disponível em: <https://abihpec.org.br/release/corrente-de-comercio-do-setor-brasileiro-de-higiene-pessoal-perfumaria-e-cosmeticos-cresce-85-de-janeiro-a-setembro-de-2022/>. Acesso em: 02/02/2023.

HAACK, Susan. Seis sinais de cientificismo. Logos & Episteme, III, 1 (2012): 75-95.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2005). Cadastro Central de Empresas (CCE).

JENSEN, Emily. What Happens When Consumers Don’t Trust ‘Clean’. Business of Fashion. 06/02/2023. Disponível em: <https://www.businessoffashion.com/articles/beauty/what-happens-when-consumers-dont-trust-clean/>. Acesso em: 10/02/2023.

L'ÓREAL BRASIL. [sem título]. Instagram @loreal_brasil, 06/02/22. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CZpI-YntBpP/>. Acesso em: 02/02/2023.

LE, Mina. celebrities need to STOP creating beauty brands! Youtube, 22/06/2022. Disponível em <https://youtu.be/1BPxcoZsZLo>. Acesso em: 02/02/2023.

LE, Mina. the cult of cleanliness. Youtube, 30/01/2023. Disponível em <https://youtu.be/lN4uQkaLVS8>. Acesso em: 02/02/2023.

OLIVEIRA, Tiago Luís Teixeira. Textos selecionados de filosofia da ciência. –: NEPFIL Online, 2021.

REOLON, Roberta. O Comércio da Radioatividade: uma viagem pela publicidade francesa no início do século XX. Youtube, 04/10/2022. Disponível em: <https://youtu.be/rsymykHN8kg>. Acesso em: 16/01/2023.

WONG, Michelle. Impressively Bad Skincare Science: Matter of Fact. Youtube, 25/03/2022. Disponível em: <https://youtu.be/wxHLj0BT4Js>. Acesso em: 16/01/2023

WONG, Michelle. Should You Be Avoiding Parabens? The Science. 09/02/2017. Disponível em: <https://labmuffin.com/should-you-be-avoiding-parabens-the-science/>. Acesso em: 16/01/2023.

Publicado

2024-08-16

Cómo citar

Rocha de Faria, P. (2024). O papel da ciência no marketing da indústria da beleza. Occursus - Revista De Filosofia, 8(2 - Jul./Dez.), 133–137. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/11114