Adorno e a audição regressiva nos textos de Current of Music

Autores

  • Bruno Pimentel Franceschi Baraldo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Theodor W. Adorno. Rádio. Indústria Cultural. Meios de comunicação de massa. Fetichismo na música.

Resumo

No âmbito da sua participação no Princeton Radio Research Project, Adorno refletiu acerca do impacto do rádio sobre a música e suas funções sociais. Publicadas apenas recentemente sob o título de Current of Music, suas reflexões de então permanecem pouco exploradas nas publicações brasileiras. Sendo assim, esse artigo pretende analisar algumas das diferentes categorias formuladas nos textos do período, tais como audição atomística, audição culinária, audição citacional, audição comercial e audição gustativa. Pretende-se mostrar como esses conceitos, empregados separadamente por Adorno, complementam uns aos outros na designação do modo perceptivo padrão da época, sintetizada como audição regressiva.

Biografia do Autor

Bruno Pimentel Franceschi Baraldo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui Licenciatura em Matemática (2009), Bacharelado em Filosofia (2016) e Mestrado em Filosofia (2021), sempre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É doutorando pelo PPGFIL-UFRGS. Tem experiência no ensino de Matemática e Filosofia, tendo atuado, ao longo dos últimos anos, em diferentes níveis em instituições do Rio Grande do Sul.

Referências

ADORNO, Theodor W. O fetichismo na música e a regressão na audição. In: Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

ADORNO, Theodor W. On Jazz. In: Discourse, A Special Issue on Music. v. 12, n. 1, p: 45-69, 1990.

ADORNO, Theodor W. Experiências científicas nos Estados Unidos. In: Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, p. 137-178, 1995.

ADORNO, Theodor W. A Social Critique of Radio Music. In: Current of Music. Cambridge: Polity Press, 2009a.

ADORNO, Theodor W. Analytical Study of the NBC Music Appreciation Hour. In: Current of Music. Cambridge: Polity Press, p. 163-215, 2009b.

ADORNO, Theodor W. Experiment on: Preference for Material or Treatment of Two Popular Songs. In: Current of Music. p. 399-412. Cambridge: Polity Press, 2009c.

ADORNO, Theodor W. ‘On Popular Music’: Material and Text. In: Current of Music. Cambridge: Polity Press, p. 271-325, 2009d.

ADORNO, Theodor W. Radio Physiognomics. In: Current of Music. Cambridge: Polity Press, p. 41-132, 2009e.

ADORNO, Theodor W. The Radio Voice. In: Current of Music. Cambridge: Polity Press, p. 345-391, 2009f.

ADORNO, Theodor W. Theses about the Idea and the Form of collaboration of the Princeton Radio Research Project. In: Current of Music. Cambridge: Polity Press, p. 477-480, 2009g.

ADORNO, Theodor W. ‘What a Music Appreciation Hour Should Be’: Exposé, Radio Programmes on WNYC and Draft. In: Current of Music. Cambridge: Polity Press, p. 216-271, 2009h.

ADORNO, Theodor W. Música Ligeira. In: Introdução à Sociologia da Música: doze preleções teóricas. p. 85-112. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

ADORNO, Theodor W. Correspondência: 1928-1940. São Paulo: UNESP, 2012.

CARONE, Iray. Adorno e a educação musical pelo rádio. In: Educação & Sociedade, v. 24, n. 83, p. 477-493, 2003.

FREDERICO, Celso. Recepção: divergências metodológicas entre Adorno e Lazarsfeld. In: MATRIZes, n. 2, p. 157-172, abril, 2008.

JENEMANN, David. Adorno in America. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007.

LUKÁCS, György. A Reificação e a Consciência do Proletariado. In: História e Consciência de Classe: estudos sobre a dialética marxista. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

THE ROCKEFELLER FOUNDATION, The essential value of radio to all types of listeners. Disponível em: <https://rockfound.rockarch.org/digital-library-listing/-/asset_publisher/yYxpQfeI4W8N/content/the-essential-value-of-radio-to-all-types-of-listeners>. Acesso em: 20 de dezembro, 2021.

THOMPSON, Michael J. Th. W. Adorno Defended against His Critics, and Admirers: A Defense of the Critique of Jazz. In: International Review of the Aesthetics and Sociology of Music, v. 41, n. 1, p. 37-49, 2010.

TOWNSEND, Peter. Adorno on Jazz: Vienna versus the Vernacular. In: Prose Studies. v. 2, n. 1, maio 1988.

VALLS, Alvaro L. M. Nas origens do pensamento de Adorno (1924-38): o surgimento do conceito de “coisificação”. In: Estudos de estética e filosofia da arte: numa perspectiva adorniana. – Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.

Downloads

Publicado

2024-06-22

Como Citar

Pimentel Franceschi Baraldo, B. (2024). Adorno e a audição regressiva nos textos de Current of Music. Occursus - Revista De Filosofia, 7(2 - Jul./Dez.), 23–37. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/5398