Política e educação em Hannah Arendt

Autores

  • Sara de Sousa Moura Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Vicente Thiago Freire Brazil Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Educação. Política. Hannah Arendt.

Resumo

O presente artigo pretende discutir os conceitos de educação e política a partir de categorias do pensamento de Arendt, especialmente: natalidade e liberdade. São abordados esses conceitos separadamente, bem como sua conexão com a complexa rede conceitual da obra da autora. Apresenta a questão do significado da política no pensamento de Arendt e sua conexão com a abrangência das interpretações sobre política no Ocidente. Apresenta-se seu conjunto de ideias relacionadas a esse tópico, tais como as dimensões da vida ativa, a noção de espaço público e, por fim, a noção de liberdade como fundamento da política que permeia a obra da autora, trazendo à tona a concepção negativa de política a que Arendt se refere. Na categoria de educação, a concepção de educação arendtiana se relaciona com algumas das concepções educacionais construídas pelo pensamento ocidental. É proposto a aproximação do objetivo de compreender a educação - especialmente a educação em Arendt - como um fenômeno. A partir das ideias-base que cercam a crise na educação moderna, busca-se esclarecer o que, na visão de Arendt, seria a educação de fato, e, portanto, seu sentido e propósito. É discutida a conexão entre política e educação com base no pensamento da escritora, abordando as distinções entre as duas categorias e apontando para possíveis aproximações entre elas.

Biografia do Autor

Sara de Sousa Moura, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). ORCID https://orcid.org/0000-0003-2605-1159 .

Vicente Thiago Freire Brazil, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Professor Permanente do PPGFIL/UECE. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0830-6349 .

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Publicado

2024-07-17

Como Citar

Moura, S. de S., & Freire Brazil, V. T. (2024). Política e educação em Hannah Arendt. Occursus - Revista De Filosofia, 8(1 - Jan./Jun.), 91–97. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13595