Uma relação entre a redenção no Zaratustra de Nietzsche com a conversão e a salvação em Foucault
Palavras-chave:
Friedrich Nietzsche. Michel Foucault. Cuidado de si Redenção. Salvação.Resumo
No curso A hermenêutica do sujeito (curso proferido em 1981-1982), Michel Foucault apresenta o cuidado que os filósofos romanos da Antiguidade Clássica ensinavam aos seus alunos a ter consigo mesmos e com os outros. Por outro lado, Friedrich Nietzsche escreve que se inspira nos romanos para os ensinamentos proferidos por Zaratustra aos seus alunos. Essa pesquisa apresenta conexões entre o cuidado de conversão a si mesmo e de salvação de si mesmo na cultura romana e o ensinamento de Zaratustra sobre a redenção, articulando o conceito proposto na filosofia de Friedrich Nietzsche e o conceito ensinado por Michel Foucault.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O uso dos corpos. Tradução por: Selvino Assmann. São Paulo: Boitempo, 2017.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Tradução por: Mariana de Toledo Barbosa e Ovídio de Abreu Filho. São Paulo: N-1, 2018.
Foucault, Michel. A hermenêutica do sujeito. Tradução por: Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 3a ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
Foucault, Michel. Ditos e escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Tradução por: Elisa Monteiro. 2a Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
Nietzsche, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução por: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2011.
Nietzsche, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos: ou como se filosofa com o martelo. Tradução por: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de bolso, 2017.
VEYNE, Paul. Foucault: o pensamento, a pessoa. Tradução por: Luís Lima. Lisboa: Texto & Grafia, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Leonardo Souza dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.